A Índia, um dos maiores produtores e exportadores de café verde do mundo, começa a ganhar mercado com a industrialização do produto. As exportações de solúvel do país asiático quase dobraram nos últimos anos.
Em 2009, foram exportadas 56 mil toneladas, número que saltou para 99 mil em 2011. O maior mercado do café solúvel indiano é a Rússia e as exportações são, em sua maioria, feitas a granel.
De acordo com fontes do país, existe uma forte demanda por café solúvel mais barato na Rússia, países do leste europeu e Ásia, e os industriais indianos tem sido agressivos na estratégia de preços.
O volume exportado pelas indústrias indianas em 2011 equivale a quase metade das exportações brasileiras de solúvel no mesmo período.
Além da Índia, o Vietnã também deve elevar substancialmente as suas exportações de café solúvel nos próximos anos, já que diversas empresas estão investindo na construção de fábricas no país.
Reexportação
Para desenvolver sua indústria de solúvel, a Índia adota um posicionamento semelhante ao da Alemanha, ou seja, compra café verde de outros países, processa e então exporta o produto com maior valor agregado. Embora possua uma considerável produção de café robusta, variedade utilizada na produção do solúvel, a Índia prefere importar grãos de baixa qualidade do leste africano e do Vietnã. Em 2011, foram importadas 54 mil toneladas de grãos para a indústria local.
Fonte: Comunidade Indústria do Café, com informações do The Hindu Business Line