03/08/2009 – As exportações de café em grãos pelo complexo portuário santista totalizaram 555.659 t no primeiro semestre de 2009, volume 35,1% superior ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em matéria publicada no jornal A Tribuna em 12 de julho último, “de cada quatro sacas de café enviadas ao exterior, quase três passaram pelo cais santista”.
As estatísticas do MDIC colocam Santos como principal porta de saída do café em grãos, com 72,3% do total exportado pelo país, seguido de Vitória (14,62%) e Itaguaí (6,4%).
Para o Cecafé, a preferência pelo porto santista deve-se não só aos fatores geográficos (localização da cidade em relação à produção) e às boas condições das rodovias paulistas, como também aos pontos positivos do próprio porto, como os acessos ao cais, alta freqüência dos navios, disponibilidade de contêineres para acondicionamento. As informações partem da assessoria de comunicação social da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). (FR)