O diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura e Pecuária, Edilson Alcântara (foto: Paulo A. C. Kawasaki), informou que a exportação de café em 2013 deverá ficar entre 28 a 29 milhões de sacas. O diretor participou da divulgação dos números da safra 2013 de café, na sede da Conab.
Ele lembrou que houve atraso nos embarques no ano passado em função da chuva, que comprometeu a qualidade do produto. “Ninguém segurou o café, garantiu”. “O produto bom já foi vendido. Atualmente o disponível tem padrão inferior. Também foram registrados problemas nos países da América Central, fatores que deverão manter ajustada a oferta mundial”, informou o diretor. Disse ainda que o estoque de passagem deverá ser de 12 a 13 milhões de sacas.
Sobre o levantamento dos estoques privados de café, o diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, citou a necessidade de modificação da legislação com os armazenadores devendo informar os dados. Enquanto isso não acontece, a Conab vai continuar enviando os questionários e aguardando o envio voluntário dos números.