As exportações de café de Uganda em julho totalizaram 307.921 sacas, uma queda de 18% ante as 376.173 sacas embarcadas no mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira a Autoridade para Desenvolvimento de Café do país (UCDA, na sigla em inglês).
Segundo a estatal, a queda das cotações internacionais pressionou o mercado físico e diminuiu os embarques do produto. “O clima favorável para a colheita do Brasil continua a pressionar as cotações internacionais do café”, disse o UCDA. Em Uganda, os preços do produto já caíram 12% desde maio.
Ainda assim, as exportações em julho ficaram acima das previsões iniciais, de 280 mil sacas, graças ao aumento da produtividade das plantações, disseram autoridades do setor. No acumulado da safra 2011/12, Uganda já exportou 2,32 milh&ot ilde;es de sacas, comparadas às 2,49 milhões de sacas embarcadas entre outubro e agosto da temporada anterior.
Uganda embarca boa parte de seu café em grão e o destina, principalmente, para a União Européia, Ásia e Estados Unidos. Na atual safra, segundo estimativas, o país deve produzir 3,2 milhões de sacas, acima das 3,15 milhões de sacas da temporada passada. As informações são da Dow Jones.