EMPRESAS
08/04/2010
A comercial exportadora Pirco sempre trabalhou com a carne como seu principal produto de venda internacional, mas a partir deste ano busca abrir mercado na África para vender produtos como o Café Canecão, da fabricante Cormanichi e Gatti Ltda, de Campinas, e bebidas alcoólicas como a vodca Roskoff, da Viti Vinícola Cereser.
A necessidade de diversificação dos negócios se deve a sombrias perspectivas da empresa para o negócio de carnes no qual prevê que movimentará em torno de US$ 300 mil, bem menos do que os US$ 3 milhões conquistados no ano passado, considerado um resultado fraco em função da crise internacional. O valor, ainda interessante, foi conquistado porque a empresa representava no exterior, principalmente vendendo para Venezuela e Rússia, os frigoríficos Sadia e Bertin, que neste ano dispensaram os serviços da comercial exportadora depois da fusão com Perdigão e JBS-Friboi, respectivamente. “A consolidação dos frigoríficos nos obrigou a diversificar nosso negócio”, diz o gerente de desenvolvimento de mercado da Pirco, Tiago Teixeira, presente na rodada de negócios da Apex.
A Pirco levou produtos de 12 fabricantes nacionais. “Quero pelo menos empatar com o ano passado, sem sofrer perdas”, diz Teixeira. “A consolidação dos frigoríficos nos obrigou a diversificar nosso negócio. Esperamos, com isso, pelo menos empatar com o resultado do ano passado”