Exportação ganha força nos negócios da illycaffè

Quando não está respirando café – “praticamente 24 horas por dia” -, o empresário Ernesto Illy investe seu tempo velejando pela costa da Croácia ou está ocupado com a leitura de um bom livro. “Ao contrário da maioria dos italianos, eu não tenho televisão.

22 de novembro de 2005 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Valor Econômico por Mônica Scaramuzzo

Quando não está respirando café – “praticamente 24 horas por dia” -, o empresário Ernesto Illy investe seu tempo velejando pela costa da Croácia ou está ocupado com a leitura de um bom livro. “Ao contrário da maioria dos italianos, eu não tenho televisão. A TV transforma todos em iguais”, afirma.

Isso é tudo que o empresário mais abomina. O café Illy é conhecido em todo o mundo por excelência de qualidade dos grãos que compõem o blend diferenciado do seu café expresso. Embaixador do café no mundo, Illy passa quatro meses por ano fora de Trieste, onde fica a torrefadora illycaffè, fundada em 1933. “Há dois anos, bati meu recorde ao ficar 287 horas dentro de um avião”, disse o empresário.

Aos 80 anos, comemorados em julho último, Illy nem está mais à frente da torrefadora, hoje comandada por seu filho Andreas, mas faz o papel de relações públicas de sua empresa, além de presidir o comitê de promoção do café da Organização Internacional do Café (OIC). Illy jurou que não se aposenta tão cedo.

Em visita ao Brasil esta semana, o empresário vai divulgar a lista dos 50 finalistas do Prêmio Brasil de Qualidade do Café para “Espresso”, em sua 15ª edição no país. “Este ano vai ser difícil selecionar os 10 finalistas [que serão conhecidos em março de 2006] porque os grãos de café estão com qualidade excelente”, disse.

A illycaffè compra no Brasil mais de 60% dos grãos de café para compor o blend de seu produto em todo o mundo. Das 250 mil sacas de 60 quilos de café que serão consumidas este ano pela torrefadora italiana, 160 mil sacas terão como origem o Brasil, para a comercialização de 6 milhões de xícaras de café/dia.

Com um faturamento estimado entre ? 220 milhões de euros e 230 milhões de euros para este ano, ante os 205 milhões de euros registrados no ano passado, a illycaffè vai encerrar 2005 com um feito inédito. “Pela primeira vez na história o faturamento das exportações vai superar as vendas no mercado doméstico italiano”, disse Illy. As exportações devem representar entre 51% e 52% do faturamento total. Do faturamento total, de 1% a 1,5% é utilizado em pesquisas.

O produto Illy está presente em mais de 120 países. Os Estados Unidos representam a maior fatia, com 10% do total exportado pela torrefadora. Apesar de ser o maior fornecedor para a Illy, o mercado brasileiro ocupa uma fatia de 0,5%.

A empresa planeja pesados investimentos em armazenagem em seu complexo industrial em Trieste para 2006. Illy informou que o valor dos investimentos ainda não foi definido, mas será de “alguns milhões de euros”.

Os planos de abrir cafeterias Illy no Brasil, por enquanto, estão parados. Segundo Illy, ainda não há empreendedores brasileiros em investir nas cafeterias. “O investimento é alto [de 1,6 mil a 2 mil por metro quadrado].”


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