Exportação de café no 1º semestre deve superar previsão, diz Cecafé

6 de junho de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação

São Paulo/SP – O diretor geral do Cecafé, Guilherme Braga, informou que o resultado das exportações de café no primeiro semestre deste ano deve superar as estimativas iniciais, “mas nada muito expressivo”, disse. Segundo Braga, estavam previstos inicialmente o embarque até junho de cerca de 11 milhões de sacas, mas o desempenho até maio já supera 9,715 milhões de sacas. “Por isso, corrigimos a expectativa para cerca de 11,5 milhões de sacas no primeiro semestre”, informou.

Conforme Braga, a expansão da oferta e a entrada de uma safra nova volumosa contribuíram para a expectativa de um melhor resultado no primeiro semestre. O diretor geral salienta que a volatilidade do câmbio, observada nas últimas semanas, ainda não se reflete sobre os embarques. “Os contratos foram fechados antes”, explica.

Braga comentou sobre as medidas relativas ao câmbio, que deverão ser anunciadas pelo governo na primeira quinzena deste mês. Segundo ele, “as mudanças deverão influenciar pouco o comércio de café”, desde que sejam aquelas antecipadas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Uma delas seria uma linha de crédito do BNDES, pela qual os exportadores poderiam ampliar os prazos para converter os dólares em reais, de 210 dias para pelo menos 360 dias.

Os exportadores têm acompanhado com atenção o desenvolvimento do clima nas regiões produtoras de café. “Por enquanto, a colheita desenvolve-se normalmente, sem problema de qualidade. Mas o período frio está só começando, o que pode trazer risco de geadas”. Passado esse período de mercado climático, “vamos ver como vai fluir a comercialização da safra”, concluiu.


Fonte: Página Rural

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.