As exportações de café em 2005 devem totalizar 26 milhões de sacas, o que representaria uma receita de 3 bilhões de dólares, cerca de 1 bilhão de dólares a mais do que o registrado no ano passado, informou o Ministério da Agricultura
SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de café em 2005 devem totalizar 26 milhões de sacas, o que representaria uma receita de 3 bilhões de dólares, cerca de 1 bilhão de dólares a mais do que o registrado no ano passado, informou o Ministério da Agricultura.
“Poderia ter sido um ano excepcional (em termos de saldo) se a taxa de câmbio tivesse sido um pouco melhor”, declarou em um comunicado Linneu Costa Lima, secretário de Produção e Agroenergia.
Segundo ele, na safra 2005/06 o país produziu mais de 32 milhões de sacas, e entre 15 e 16 milhões de sacas foram destinadas ao consumo interno este ano.
Numa avaliação de 2005, Lima destacou como fator positivo a aplicação de mais recursos para pesquisas relacionadas à commodity. De acordo com ele, a verba para a Embrapa Café aumentou de aproximadamente 6 milhões de reais em 2004 para 12 milhões este ano.
Ainda segundo o secretário, mais de 1,2 bilhão de reais foram gastos este ano em custeio e pré-comercialização, superando o volume aplicado em 2004 em 600 milhões de reais.
Em 2005, foram leiloadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aproximadamente 1,3 milhão de sacas de café dos estoques públicos, gerando uma receita de quase 250 milhões de reais.
(Por Deise Vieira)