Exportação de café do Vietnã avança 27,3% nos 2 primeiros meses do ano

As exportações de café pelo Vietnã, segundo maior produtor e principal fornecedor de robusta no mundo, avançaram 27,3%

16 de março de 2016 | Sem comentários Comércio Exportação

Hanói, 15 – As exportações de café pelo Vietnã, segundo maior produtor e principal fornecedor de robusta no mundo, avançaram 27,3% no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2015, afirmou nesta terça-feira o serviço alfandegário do país. No bimestre, os embarques somaram 296,7 mil toneladas (4,95 milhões de sacas de 60 kg).


Já no mês de fevereiro, as exportações totalizaram 118,9 mil toneladas (1,98 milhão de sacas), recuo de 30,1% na comparação com janeiro de 2015. As festividades do ano novo chinês pesaram sobre o volume embarcado, já que os negócios ficaram em segundo plano por mais de uma semana, afirmam analistas.


Seca


O ministério das Relações Exteriores do Vietnã afirmou na última segunda-feira (14) que iniciou conversas com diplomatas chineses para solicitar a abertura das comportas da represa Jinghong, no Rio Mekong, para mitigar os impactos do clima seco sobre as lavouras do país.


O cultivo de arroz é o mais afetado, ainda que os campos de café também estejam sofrendo prejuízos. A expectativa é que o clima continue seco até junho. O porta-voz do ministério disse que o governo chinês concordou com o pedido e vai aumentar a vazão das águas a partir desta semana até abril. Fonte: Dow Jones Newswires.


Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.