26/11/2014
Kampala, 26 – As exportações de café de Uganda devem recuar cerca de 1,5% em novembro, em virtude do atraso na colheita causado por chuvas intensas no leste e centro do país, anunciou a Autoridade para Desenvolvimento de Café do país (UCDA, na sigla em inglês) nesta quarta-feira. Uganda é o principal país exportador da commodity na África.
Em relatório, a entidade afirmou que os embarques devem cair a aproximadamente 260 mil sacas de 60 kg em novembro, abaixo das 264,1 mil sacas de igual período de 2013. As chuvas durante o período dificultaram a maturação e secagem do café. “A colheita está lenta por causa das chuvas intensas, especialmente na região central”, afirmou um representante da UCDA. As regiões central e oriental do país são responsáveis pela maior parte da produção da variedade robusta.
No mês passado, as exportações do país registraram alta de 9%, para 229,4 mil sacas, encerrando um período de três meses de queda. No entanto, o resultado ainda foi menor que o projetado, de 250 mil sacas.
Conforme o Ecobank, apesar de a chuva atrasar a colheita, a produção não deve ser impactada.
Na temporada 2013/14, Uganda exportou 3,52 milhões de sacas de café, que somaram US$ 394 milhões, uma queda de 2% em volume e de 9% em valor na comparação com a safra anterior. Em 2014/15, os embarques da commodity devem somar 3,5 milhões de sacas. A temporada de café do país tem início em outubro.
Uganda pretende plantar 300 milhões de pés de café nos próximos três anos, em um programa de renovação das lavouras. O objetivo do projeto é aumentar a produção e exportação do grão, além de dar ao país maior espaço no mercado internacional de café. Atualmente, Uganda é o quinto maior exportador mundial da variedade robusta. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Agência Estado