Redação Bonde com assessoria de imprensa
Cerca de 500 produtores devem participar da 20ª edição do Encontro Estadual do Café nesta quarta-feira, dia 11, no auditório José Garcia Molina, a partir das 8 horas. Além de uma extensa programação de palestras, o evento será palco do lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2012. Participa da solenidade o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Manejo e investimentos necessários para a lavoura estão entre as questões primordiais para o setor, segundo Irineu Sella, diretor de Atividade Agrícola, da SRP. “Os investimentos em tecnologia, na modernização de máquinas são essenciais”, diz, enumerando a colheita e secagem como os itens determinantes para a qualidade do café.
De acordo com Sella, os investimentos devem ser destinados a todas as etapas da produção. “A mecanização é importante, mas é preciso dar atenção também a mão-de-obra”,diz. Os trabalhadores, como ele frisa, atuam na fase da brota e rebrota, no manejo dos cafés novos e no residual da colheita. O diretor enfatiza que a cultura necessita de investimentos governamentais.
Estão programadas quatro palestras. Sérgio Luiz Zafalon, técnico da Emater de Mandaguari, fala sobre “A lição de casa do verdadeiro cafeicultor”. O tema “Diagnóstico e encaminhamentos para o manejo e fertilidade dos cafezais do Paraná” será abordado por Cilésio Demoner, coordenador do Projeto Café Emater. “Safra zero – safra 100” é o tema de Thomaz Eliodoro, consultor da Cafeicultura Empresarial, de São Paulo.
Na sequência haverá o painel “Alternativas de comercialização e perspectivas de mercado para o café do Paraná”, que terá representantes de cooperativas, corretores, exportadores e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp).
Após o almoço, haverá tarde de campo na Unidade Didática Educativa do Café, com Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e entidades parceiras do evento. Depois disso, os participantes fazem visita técnica à Via Rural –Fazendinha. A promoção é da Seab/Emater.