Encontro teve foco no futuro da cafeicultura local
Por Expocacer
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA – Expocacer representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Fernando Nogues Beloni, e pelo Diretor Presidente Executivo, Simão Pedro de Lima, esteve presente na reunião estratégica com líderes do governo e empresários locais com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e da Invest Minas para discutir os desafios energéticos enfrentados pela Região do Cerrado Mineiro.
O encontro, realizado no último dia 7, teve como objetivo identificar soluções para garantir a segurança e o desenvolvimento energético da região, promovendo um cenário mais sustentável para a cafeicultura e o agronegócio.
Na reunião estavam o Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões; o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes; o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; Fernando Passalio – Secretário de Desenvolvimento Econômico – SEDE de Minas Gerais e o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, além de representantes da Invest Minas e da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
Participaram também do encontro representantes das seguintes cooperativas da região: Alexandre Cardoso de Oliveira, diretor e Ivaldevino Carlos Magalhães, gerente de controladoria da MonteCCer; Gustavo Orlando Figueiredo Guimarães superintendente da Fundaccer; Marcos Miyazaki presidente da Coopadap; Cléber Wilhiam Ribeiro do Amaral presidente e Marcelo Moreira de Sousa diretor financeiro da Carmocer; Eliane Cristina diretora executiva da Coocacer Araguari; Tarcísio Daniel da Silva presidente da Carpec e o Deputado Federal José Vitor.
A reunião tratou da implementação de soluções estratégicas para atender às necessidades energéticas da região, com foco no apoio à cafeicultura, um dos pilares econômicos do Cerrado Mineiro.
De acordo com o Fernando Beloni, a iniciativa busca o desenvolvimento de fontes de energia mais seguras e sustentáveis para garantir a continuidade da produção de café de alta qualidade e o fortalecimento das cooperativas locais.
“Este encontro reflete o nosso compromisso em garantir que os cafeicultores do Cerrado Mineiro tenham acesso às soluções energéticas que não apenas atendam às suas necessidades, mas também promovam a sustentabilidade a longo prazo. A Expocacer, ao lado das demais cooperativas, segue empenhada em promover inovação e apoiar o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Beloni.
Com o compromisso de fortalecer a cafeicultura do Cerrado Mineiro, a Expocacer vem atuando para fomentar soluções inovadoras que promovam a intercooperação, com foco no desenvolvimento da região e na geração de valor do ecossistema em que está inserida.
“A reunião foi importante para tratarmos das soluções práticas e estratégicas para os desafios energéticos da nossa região. A cafeicultura do Cerrado Mineiro é um dos pilares da economia do Estado, e, para garantir que ela continue a prosperar, precisamos ter uma infraestrutura energética funcional e sustentável. A Expocacer, sempre em busca de suas demandas, segue trabalhando lado a lado com os cooperados e parceiros para transformar esses desafios em oportunidades”, conclui Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura