Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado anuncia recebimento de amostras de cafés especiais para concurso de qualidade Campeões da Etapa da Expocacer concorrerão à 12ª edição do Prêmio Regional
Está dada a largada para a descoberta dos melhores cafés do Cerrado Mineiro da safra 2024/2025. A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) acaba de anunciar o calendário do seu concurso de qualidade de cafés, a Etapa Campeões Expocacer, que se inicia com recebimento das amostras que concorrerão ao grande prêmio regional, que este ano completa 12 anos de tradição.
A Etapa Campeões Expocacer é uma das fases do Prêmio Região do Cerrado Mineiro e tem como objetivo promover os microlotes de cafés especiais de seus cooperados, incentivando e reconhecendo a produção de qualidade.
As amostras poderão ser encaminhadas gratuitamente por cooperados da Expocacer, até o dia 04 de setembro, de segunda à sexta, das 8h às 18h, diretamente na cooperativa, na Central de Atendimento ao Cooperado (CAC). Os lotes concorrerão nas categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida, seguindo etapas classificatórias de confirmação da inscrição e codificação das amostras, análise sensorial – etapa classificatória análise sensorial – ranqueamento e premiação.
A premiação dos campeões da Expocacer será realizada no dia 31 de outubro, momento em que a cooperativa também anunciará os classificados para o 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, previsto para acontecer em novembro.
“Seguimos explorando novas possibilidades, inquietos pelo progresso e ultrapassando limites. A etapa da Expocacer a cada edição ressalta a excepcionalidade dos cafés que são produzidos pelos nossos produtores, destacando nossos cafeicultores nos principais concursos de qualidade da região, do país e internacionais. Dessa forma, continuaremos inspirando e nutrindo uma cafeicultura de vanguarda atrelada ao impacto”, destaca Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocaccer.
De acordo com Sandra Moraes, a expectativa para recebimento das amostras é bastante positiva. “Os cooperados estão muito focados na produção de qualidade e na otimização dos processos de pós colheita. Estamos otimistas com os resultados obtidos por meio do mapeamento de qualidade. Outro fato que nos anima é o resultado obtido pelo Programa Essências, desenvolvido pela Expocacer, que possibilita novos nomes e tesouros para os cafés especiais, inclusive de produtores que nunca se imaginaram em um concurso.”
A apresentação das amostras apara a Etapa da Expocacer segue os critérios estabelecidos no regulamento do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, disponível no site: www.cerradomineiro.org/premio
Essências
O Programa Essências da Expocacer faz parte do conjunto de iniciativas que visa fornecer conhecimento, suporte e novas ferramentas para promoção do crescimento e aprimoramento do trabalho realizado pelos seus cooperados. Por meio do Essências, a cooperativa assessorou os cafeicultores nos processos de pós-colheita, auxiliando-os em todas as fases e protocolos que evidenciem a qualidade, de forma personalizada.
Com o Essências, a cooperativa ampliou a quantidade de cafeicultores que produzem qualidade, aumentando também a expectativa de novos protagonistas na premiação.
ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura