Expocaccer segue na lista das maiores cooperativas de Minas Gerais

9 de novembro de 2013 | Sem comentários Comércio Cooperativas

 

Ranking divulgado anualmente pela OCEMG tem a cooperativa, novamente, entre as maiores do Estado

Por Polliana Dias / ASCOM Expocaccer

Ranking divulgado anualmente pela OCEMG tem a cooperativa, novamente, entre as maiores do Estado e do agronegócio em Minas.

A edição 2013 do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, formulado pelo Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), mais uma vez, retrata a situação do cooperativismo no Estado; divulgando os dados econômicos, financeiros e sociais, e informando os indicadores de desempenho que mensurem a eficiência das atividades das cooperativas e os efeitos dessas atividades no desenvolvimento da sociedade. Os dados referem-se ao ano de 2012 e, novamente, a Expocaccer está presente em várias categorias.
Classificação
No ranking geral das 50 maiores cooperativas de Minas Gerais, a Expocaccer ocupa o 16º lugar em “Ativos Totais”, o 32º lugar em “Capital Social”; o 37º lugar em número de empregados; a 22ª posição em “Patrimônio Líquido”, a 9ª posição em “Receitas Totais” e o 28º lugar em “Sobras do Exercício”.

Além desta classificação, o material ainda apresenta um ranking das 20 maiores cooperativas do Estado no ramo Agropecuário contendo nove categorias, nas quais a Expocaccer está presente em seis, são elas: 8º lugar em “Ativos Totais”; 12º lugar em “Capital Social”; 12º lugar em “Patrimônio Líquido”; 8ª posição em “Receitas Totais”; 9ª em “Riqueza Média por Associado” e 10ª posição em “Sobra Média por Associado”.

Reflexos dos bons números em 2012
As classificações alcançadas no material elaborado pela OCEMG refletem os números positivos alcançados pela Expocaccer no ano de 2012, no qual a cooperativa vivenciou recordes, tanto em recebimento de café com mais de 1 milhão de sacas, como em serviços de rebenefício e seleção eletrônica em que foram trabalhadas mais de 1,5 milhão de sacas. Na comercialização a cooperativa também teve sua participação no mercado externo ampliada, exportando mais de 300 mil sacas, fator que representou 52% do volume total de comercialização.

Para o superintendente Sérgio Geraldo Dornelas, as boas classificações da cooperativa demonstradas no anuário são consequência do bom trabalho realizado em 2012 e a superação dos desafios, uma vez que foi um ano de safra alta, considerada a maior da história e devido a este fato as classificações são motivos de comemoração.

“As nossas classificações em publicações como esta do anuário da OCEMG são sempre muita aguardadas e quando chegam são motivos de satisfação, pois o nosso trabalho, sempre levado a sério, com profissionalismo e transparência, é expressado nos números e nas classificações alcançadas. Desta vez temos muito a celebrar, pois foi um ano em que superamos desafios e tivemos também um crescimento significativo, podendo ser representado em algumas das classificações, nas quais saltamos para níveis bem acima comparados ao do ano anterior. Isto mostra o nosso foco em fazer mais e melhor para nossos cooperados, buscando soluções que agreguem valor ao seu negócio, sempre pautados nas suas necessidades e procurando alternativas que driblem as adversidades do mercado. O mérito das classificações são de todos os cooperados que contribuem para a evolução contínua da Expocaccer, porque acreditam que o trabalho aqui realizado é voltado para os seus interesses”, avalia o superintendente.

Para composição das classificações foram analisados os números de 732 cooperativas mineiras. A distribuição do material da OCEMG é dirigida, mas as informações do ranking contendo as maiores cooperativas de Minas Gerais podem ser obtidas no site: http://www.minasgerais.coop.br .

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.