Complemento de preço chegou até 50 reais acima do valor comercializado no mercado.
Por Polliana Dias / ASCOM Expocaccer
Recentemente os produtores da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado, receberam uma notícia incomum. Através de uma negociação feita entre a cooperativa e clientes internacionais na comercialização de cafés certificados com o selo Fairtrade (Comércio Justo), a Expocaccer conseguiu agregar valor ao produto dos pequenos produtores, alcançando um valor acima do preço mínimo pago por esses cafés normalmente.
De acordo com trader, João Ferreira Junior, os cafés Fairtrade são comercializados no mercado através de um preço mínimo pré-estabelecido e calculado também levando em consideração a taxa do dólar e a venda do café do café baixo no dia da negociação. “O produtor já havia vendido o café para a Expocaccer e nós buscamos no mercado internacional compradores para este café certificado Fairtrade e conseguimos algo inédito: um valor acima do que é comercializado e repassamos este valor ao produtor, ou seja, algo que foi além do que ele já havia recebido pela venda de seu produto no ato da negociação”, ressalta Ferreira.
Foi repassado, em duas datas distintas, aos cafeicultores da APPCER, um valor médio de 20 reais por saca, havendo produtor que chegou a receber até 50 reais, oscilação que está ligada ao mercado e ao momento da comercialização. Ao todo a Expocaccer comercializou, aproximadamente, 4 mil sacas de café Fairtrade obtendo este complemento de preço. “Este fato nos deixa bastante satisfeitos, pois mostra que estamos cumprindo o nosso papel de cooperativa em repassar ao produtor tudo o que recebemos a mais, valorizando seu trabalho e sua confiança em ter a Expocaccer como sua parceira comercial”, avalia Sérgio Geraldo Dornelas, superintendente da cooperativa.
O fato também é comemorado pela APPCER. “A diretoria e os associados da APPCER estão extremamente contentes com este complemento de preço que a Expocaccer conseguiu para os cafés certificados de nossos associados, sendo que este complemento foi repassado aos produtores para melhorar o valor que eles estão recebendo pela saca. Este fator influencia positivamente também na nossa associação, pois o associado estando contente, ele participa mais ativamente de tudo que a APPCER vem realizando com o foco em melhorar as suas condições”, comemora Carlos Behrend, presidente da associação.
Auditoria Fairtrade USA
Ao final do mês de outubro, a Expocaccer recebeu a auditoria do Fairtrade USA para verificação de seus processos relacionados aos cafés certificados com o selo do “Comércio Justo”. A cooperativa, que já possui a autorização para armazenagem e comercialização dos cafés com o selo pela FLO Cert (certificadora Fairtrade radicada na Europa), vem ganhando destaque no mercado internacional através da parceria com a APPCER e pelos bons negócios que foram feitos. Também pelo fato de a cooperativa estar expandindo os negócios com o mercado americano e clientes associados ao Fairtrade USA, a Expocaccer chamou a atenção da certificadora americana.
“A auditoria de verificação contemplou a análise da documentação, os processos, a rastreabilidade e a nossa transparência frente aos produtores certificados com o selo Fairtrade, sendo que a resposta a esta análise foi positiva, nos certificando com o selo Fairtrade USA também. Para nós, isso representa uma parceria de sucesso entre a Expocaccer e APPCER, o respeito pelos nossos cooperados e o nosso compromisso em agregar valor ao seu produto, com muito profissionalismo”, destaca o encarregado do Departamento de Certificação, Petrônio Primo.