NEWSCAFEICULTURA – Cooperativa divulga os valores aplicados em equipamentos e benfeitorias, com o excelente resultado alcançado no ano de 2008 pela Expocaccer, influenciou positivamente os acontecimentos de 2009. Este último ano foi marcado pelos vários investimentos realizados, todos objetivando a qualidade na prestação de serviços, a segurança e, consequentemente, o seu crescimento.
Os investimentos foram iniciados em 2009 com a compra do terreno para construção do novo escritório, previsto para meados de 2010. Também foram adquiridos novos veículos como uma caminhonete S10 e uma Pick-up Strada, e equipamentos de informática. Visando acelerar os processos na prestação de serviços foram adquiridas selecionadoras eletrônicas de última geração, as cinco máquinas impressionam pelo perfil moderno e por proporcionarem agilidade na separação final dos grãos. Na questão de segurança, a rede elétrica do armazém foi renovada, sendo agora subterrânea e um painel eletrônico foi instalado para controle e operação do maquinário. Ainda no âmbito de segurança, foi executado o projeto de combate a incêndio e instalados hidrantes, poço artesiano, caixa d’água e uma central de alarme contra esta ocorrência. Os investimentos em edificações compreendem a construção de novos espaços para vestiários, refeitório, departamento de classificação comercial e sala de prova e degustação de café. No quesito de benfeitorias, foi implantada uma subestação de energia e um grupo gerador dentro da sede, cujo objetivo principal é a redução dos gastos com energia elétrica.
Alinhados a um planejamento financeiro, os investimentos, antes de executados, sofrem uma avaliação sobre sua necessidade. A avaliação é feita pelo Comitê de Investimento, comissão formada pelos conselheiros de Administração: José Eustáquio Botelho, Luiz Carlos da Cunha e Marcus Heitor de Queiroz, juntamente com a superintendência e gerências da cooperativa, sendo que estas necessidades, depois de avaliadas, passam pela aprovação do Conselho de Administração. De acordo com José Eustáquio Botelho, todos os investimentos são criteriosamente analisados e acompanhados de perto pela comissão. “O Comitê de Investimento tem a tarefa não só de análise dos gastos com aquisições e benfeitorias, além disso, acompanhamos os orçamentos e a execução das obras, de forma que tudo seja esclarecido ao Conselho de Administração e aos demais cooperados”, considera o conselheiro.
Os investimentos realizados pela Expocaccer somaram R$ 3.726.532,67, sendo que na Central de Recebimento de Embalagens Vazias, coordenada pela cooperativa, também houve um investimento no valor de R$ 101.518,00, referente à ampliação do escritório e galpões. As benfeitorias têm por finalidades atender à crescente demanda e as exigências do mercado, e ainda adequar a estrutura da empresa aos padrões internacionais de qualidade e segurança. “A Expocaccer preza muito pela qualidade e esta qualidade precisa estar aliada à agilidade e segurança na prestação de serviços. Por isso, no ano de 2009 a maior parte de investimentos foi focada nesses dois elementos: qualidade e segurança. Além disso, a cooperativa cresce mais a cada ano, seja no número de cooperados, seja no volume de serviços, portanto, os investimentos são necessários para acompanhar a demanda do mercado e também para proporcionar satisfação aos nossos cooperados e clientes. Desta forma, todos os esforços empenhados em melhorias visam à fidelização daqueles que já utilizam os serviços da cooperativa e à conquista de novos clientes”, conclui José Eustáquio.