Ação é um dos preparativos para colheita e tem por objetivo instruir os cafeicultores sobre a manutenção da qualidade do café e modalidades de comercialização
Por Polliana Dias
ASCOM Expocaccer
A Expocaccer iniciou no dia 30 de abril o Ciclo de Palestras sobre Pós-colheita e Ferramentas para Comercialização de café. A iniciativa visa a fornecer uma melhor preparação para a colheita para seus cooperados, através de informações e instruções para a manutenção da qualidade e sobre as melhore opções de comercialização para seu café. Em formato de reuniões dinâmicas que objetivam a troca de informações, os encontros acontecerão em fazendas, exceto a primeira reunião que aconteceu na última semana, no Sindicato Rural de Patos de Minas, a qual contou com a participação de mais de 40 cafeicultores desta cidade e região.
Organizada pelo Departamento Comercial da Expocaccer, a palestra é dividida em dois momentos, sendo que o primeiro, voltado para a pós-colheita, é focado em ações que o produtor deve praticar para garantir um café de qualidade, como cuidados com a umidade, lavador, despolpador, assim como orienta sobre as melhores formas de secagem do café, sendo que todos esses cuidados levam à agregação de valor do produto no momento da comercialização. O segundo momento é voltado para o mercado de café, instruindo os cafeicultores sobre as modalidades de comercialização que visam à gestão de risco de seu negócio e traçando um panorama sobre os principais fatores que influenciam a formação de preço do café pelo mercado.
De acordo com Joel de Souza Borges, agente de negócios e coordenador da iniciativa, no mês de maio serão realizados mais cinco encontros, fazendo com que o Ciclo de Palestras atenda cafeicultores das principais regiões produtoras de café próximas a Patrocínio, em que há uma maior concentração de cooperados, antes que a colheita se inicie. “Há vários anos a Expocaccer realiza cursos preparatórios para a colheita visando à obtenção de um produto de qualidade e, consequentemente, à conquista de melhores mercados e melhor remuneração para o café do nosso cooperado. Neste ano estamos empenhados em fornecer o maior número de informações possíveis para que estes objetivos sejam alcançados”, enfatiza. O agente de negócios informou que o primeiro encontro atingiu as expectativas da Expocaccer, uma vez que houve grande participação da comunidade. “Ficamos satisfeitos com a adesão e o interesse dos produtores de Patos de Minas e região ao tema proposto. O nosso desejo é que os demais encontros aconteçam da mesma forma para que recebamos em nossos armazéns cafés de alta qualidade”, destaca Borges.
As palestras acontecem nos dias: 09 na comunidade de Tejuco; 14 em Carmo do Paranaíba; 16 na comunidade de Abacaxis, em Serra do Salitre; 21 na comunidade do Pântano, em Coromandel e no dia 28 na comunidade de Macaúbas. As inscrições podem ser realizadas no Departamento Comercial da cooperativa com os agentes de negócios, através do telefone (34) 3839-9300 ou ainda pelo e-mail: comercial@expocaccer.com.br .