Expocaccer forma novogrupo de fazendas certificadas Rainforest Alliance

Em parceria com aNespresso, cooperativa almeja criar mais dois grupos de fazendas certificadas

por Polliana Dias


ASCOM Expocaccer


Nanoite da última segunda-feira, dia 11 de junho, a Expocaccer reuniu noRestaurante Jamaica, 35 cooperados para uma apresentação sobre a certificaçãode propriedade rural Rainforest Alliance (RA), explanando sobre as adequaçõesnecessárias, as vantagens comerciais que o selo proporciona e os critérioscríticos que implicam em não-conformidades, ou seja, atitudes que devem serevitadas para aqueles que se propõem a certificar a fazenda, uma vez que acertificação RA, bem como as demais certificações, caracteriza-se por promovernas propriedades agrícolas, sistemas produtivos de conservação dabiodiversidade e o desenvolvimento humano sustentável, visando à aplicação denormas sociais e ambientais. A norma estimula a utilização de melhores práticasagrícolas dentro das fazendas, focada sempre na implementação de uma culturasustentável e em um retorno positivo para produtor, firmado em três vertentes:econômica, social e ambiental. O prêmio pago geralmente é visto como oprincipal retorno no investimento, porém há outros fatores de relevância, entreeles está a mudança comportamental instaurada no ambiente das fazendas e umnível de organização e profissionalização mais elevado.


Formaçãodo novo grupo


Deacordo com o superintendente da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas, aexpectativa é formar um novo grupo de fazendas certificadas com até 20participantes, tendo como dinâmica de trabalho o modelo do GRAE – GrupoRAinforest Alliance Expocaccer, com dez propriedades certificadas. “Aintenção da Expocaccer com essa reunião é mobilizar o nosso cooperado para ainegável preferência e procura constante do mercado pelos cafés certificados,bem como desmistificar que as exigências impostas pelas certificadoras sãoitens de difícil alcance e onerosos para a fazenda. Nosso intuito foi trocarinformações sobre o tema e esclarecer dúvidas, para que assim o produtor possaaderir à certificação e participar de opções de negócios mais rentáveis. Nossaexpectativa é formar um novo grupo em curto prazo, passando pela auditoria deverificação entre os meses de setembro e outubro, para que seja possívelnegociar o café estocado da safra atual já com o selo RA”, contaDornelas.


Onovo grupo a ser formado contará com total apoio da Expocaccer e terá comoparceira no processo a Nespresso, empresa pioneira e líder no mercado de caféde alta qualidade em porções individuais, a qual esteve representada na reuniãoatravés da consultora Rúbia Carvalho. As consultorias para adequação serãooferecidas pela cooperativa, através do Departamento de Certificações e aauditoria inicial será subsidiada pela Nespresso. De acordo com esteDepartamento, há planejamento para formação de mais um grupo no início dopróximo ano, mantendo esta parceria.


Certificaçõesdo GRAE


OGRAE Expocaccer nasceu dentro de um dos grupos do Projeto Educampo, sendo quedesse grupo de 17 propriedades, dez aderiram à proposta desafiadora de buscarema certificação Rainforest Alliance. A primeira auditoria de verificaçãoaconteceu em 2009 e o desafio residia no alto nível de exigência da norma RApara as propriedades, porém, o prêmio pago pelo mercado impulsionou o grupo air em frente. Além do apoio da Expocaccer para efetivação dos processos, o GRAEconta também com o apoio do SEBRAE.


Entreos dias 28 e 29 de maio e 01 de junho, as dez propriedades do grupo foramnovamente submetidas à auditoria de inspeção para renovação do uso do selo RApela empresa IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal eAgrícola e a norma RAS (Rede de Agricultura Sustentável) foi minuciosamenteverificada no escopo de quatro fazendas, as quais, de acordo com a regra dascertificações em conjunto, respondem pela totalidade do grupo. O resultado foifavorável ao GRAE, que renovou sua certificação e garantiu o uso do selo peloquarto ano consecutivo.


Emmaio o GRAE se submeteu à aprovação de outra auditoria. O grupo foi além ebuscou a certificação UTZ Certified. A inspeção ocorreu entre os dias 22 e 24,tendo quatro fazendas avaliadas. O resultado também foi favorável, fator queserve de exemplo para o novo grupo a ser formado e motiva a cooperativa amobilizar mais cooperados para este trabalho conjunto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.