Expocaccer está entre as maiores cooperativas de Minas Gerais

Cooperativa destacou-se em vários rankings em material publicado pela OCEMG

7 de outubro de 2010 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: ASCOM Expocaccer

Pensar em Expocaccer é pensar no sabor do Café do Cerrado sendo levado para diversas partes do mundo. Há 17 anos a cooperativa atua no mercado fornecendo os serviços de armazenagem, rebenefício e comercialização a seus cooperados e clientes. Com uma capacidade de armazenagem para 710 mil sacas distribuídas em cinco armazéns, a cooperativa destaca-se por ser a maior unidade armazenadora de café na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.


Tamanho crescimento impressiona e enche de orgulho seus cooperados, sobretudo seus fundadores, pois no início possuía apenas um armazém com capacidade para 180 mil sacas e uma pequena unidade de rebenefício de café. Hoje além de seu crescimento em estrutura física, destaca-se pelo volume de prestação de serviços, com um processamento de 4 mil sacas ao dia, e por ter um desempenho fundamental no Sistema. A cooperativa é o principal canal exportador do Café do Cerrado, sendo a única das oito cooperativas do Sistema Café do Cerrado a atuar neste processo, cujo volume exportado no ano passado foi de 128.770 sacas.


José Luiz Alvarez Garcia, cafeicultor e primeiro presidente da Expocaccer, vê com olhos de satisfação a posição da cooperativa no mercado hoje. “Sinto-me orgulhoso em ver o crescimento que a Expocaccer atingiu, consciente de que ela pode crescer muito mais. No início foi tudo muito difícil, enfrentamos muitas barreiras e restrições ao sistema organizacional que queríamos implantar. Com o tempo investimos na estrutura física e em um modelo de administração eficiente, a nossa missão era profissionalizar a cooperativa. Uma das vantagens do início, que perdura até hoje, é a transparência nas ações da administração, deixando à disposição dos cooperados todas as informações, por isso sinto-me satisfeito em olhar para a Expocaccer hoje e ver que o trabalho iniciado em 1993 foi continuado. É gratificante ver que o sonho de anos atrás, as diretrizes, a segurança oferecida aos cooperados promovem a perpetuação do negócio da Expocaccer”.


O atual presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Lázaro Ribeiro, compartilha da mesma opinião. “Estou no meu segundo mandato como presidente do Conselho da Expocaccer e me orgulho em fazer parte desta história de evolução. O trabalho da cooperativa possui duas vertentes de igual importância: a primeira é oferecer bons negócios e bons serviços a seus cooperados, e a segunda é levar este café produzido pelos seus associados aos mercados internacionais, valorizando o nome e a qualidade do Café do Cerrado, ambos os trabalhos a Expocaccer tem realizado com excelência, cumprindo de fato a sua missão”.


Sucesso comprovado
O crescimento e evolução da Expocaccer podem ser comprovados através da quinta edição do Anuário do Cooperativismo Mineiro – Maiores Cooperativas 2010, formulado pelo Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) tem por objetivo retratar a situação do cooperativismo no Estado; divulgar os dados econômicos, financeiros e sociais, bem como informar os indicadores de desempenho que mensurem a eficiência das atividades das cooperativas e os efeitos dessas atividades no desenvolvimento da sociedade. Os dados referem-se ao ano de 2009, e como no ano anterior, a Expocaccer destacou-se em várias categorias. No ranking geral das 50 maiores cooperativas de Minas Gerais a cooperativa ocupa o 13º lugar em “Receitas Totais; o 23º lugar em “Sobras do Exercício”; a 48ª posição na categoria “Empregados” e a 49ª posição em “Patrimônio Líquido” . Além desta categoria, a Expocaccer ocupa mais duas posições na categoria 20 maiores cooperativas do ramo agropecuário tendo a 8ª posição no ranking “Riqueza Média gerada por associado” e a 10ª posição em “Receitas Totais”.
Para o superintendente da Expocaccer, Eustáquio Miranda, estar em destaque neste material que envolveu a análise de 506 cooperativas é motivo de orgulho e prova a realização de um trabalho bem executado. “Estar em evidência em materiais como este da OCEMG é um mérito para a família Expocaccer, é a resposta positiva aos nossos esforços em desempenhar da melhor forma possível nossas atividades e continuar com o intuito de prestar os melhores serviços aos nossos associados e clientes, agregando valor ao seu produto e oferecendo as melhores opções de negócios, contudo, sem nos esquecer de que muito deste sucesso deve-se a uma administração transparente, focada no interesse dos nossos cooperados”.
Revista Globo Rural
Neste mês de outubro, a Revista Globo Rural publicará a sexta edição do Anuário Melhores do Agronegócio apresentando uma lista com as maiores 500 empresas do país em diversos segmentos. A Expocaccer também é destaque do material, ocupando a 361ª posição entre as 500 maiores empresas do segmento Indústria do Café e Chá, sendo mais um motivo de comemoração para a cooperativa, que vê nesta indicação mais uma prova de que sua missão de fornecer ao mercado, nacional e internacional, o genuíno Café do Cerrado está sendo cumprida.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Expocaccer está entre as maiores cooperativas de Minas Gerais

24 de dezembro de 2009 | Sem comentários Comércio Cooperativas

Anuário do Cooperativismo Mineiro traz cooperativa em diversos rankings


Formulado pela quarta vez pelo Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) o Anuário do Cooperativismo Mineiro – Maiores Cooperativas 2009, tem como objetivo retratar a situação do cooperativismo em Minas Gerais divulgando os dados econômicos, financeiros e sociais do setor. Os dados referem-se ao ano de 2008 e a Expocaccer destaca-se no ranking geral das 50 maiores cooperativas do Estado nas categorias: “Empregados”, na qual ocupa a 48ª posição; em “Patrimônio Líquido posiciona-se como a 49ª; em “Receitas Totais” classifica-se na 16ª posição e na categoria “Sobras do Exercício” ocupa o 24º lugar. O ranking do ramo agropecuário destaca as 20 maiores cooperativas, neste a Expocaccer é indicada nas categorias: “Ativos Totais” ocupando o 20º lugar, em “Receitas Totais” classifica-se como a 12ª; posiciona-se como a 9ª em “Riqueza média gerada por associado” e em “Sobra média por associado” ocupa a 5ª posição.


As classificações são consequência dos excelentes resultados da Expocaccer em 2008, ano em que a cooperativa alcançou recordes nos serviços prestados, registrou o maior volume de cafés estocados de todos os tempos e comercializou 29,10% a mais de sacas do que em 2007. Contrariando as estatísticas do ano em que a crise econômica abalou o mundo, a Expocaccer driblou as incertezas do mercado e ganhou um novo fôlego para realizar em 2009 os mesmos feitos. O presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Lázaro Ribeiro de Oliveira, aponta as classificações do Anuário como a comprovação do progresso da empresa: “A Expocaccer é uma cooperativa nova, possui somente 16 anos e desde sua fundação os esforços para seu crescimento não foram medidos. Muitos investimentos são feitos anualmente visando a atender da melhor maneira nossos cooperados e clientes na prestação de serviços, primando sempre pela qualidade e segurança em todos os âmbitos. Vê-la, hoje, destacada em tantas categorias neste Anuário da OCEMG gera imensa satisfação em nós cooperados e nos dá a certeza que estamos trilhando o caminho certo”, afirma. As informações são da Assessoria de Comunicação Expocaccer.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.