Expocaccer encerra o ano com recorde em exportações

Polliana Dias     Cooperativa embarcou mais de 500 mil sacas, volume 61% superior ao ano de 2012. O ano de 2013 foi marcado no setor cafeeiro como um período de grande baixa nos preços, ocasionando uma crise que, de acordo com perspectivas, figurará ainda em 2014. No entanto, a Expocaccer encerra o ano de […]

28 de dezembro de 2013 | Sem comentários Comércio Exportação

Polliana Dias

 

 

Cooperativa embarcou mais de 500 mil sacas, volume 61% superior ao ano de 2012.

O ano de 2013 foi marcado no setor cafeeiro como um período de grande baixa nos preços, ocasionando uma crise que, de acordo com perspectivas, figurará ainda em 2014. No entanto, a Expocaccer encerra o ano de adversidades com uma boa notícia. A cooperativa, que foi apontada recentemente pela revista ISTOÉ como a segunda maior cooperativa exportadora de café do país, embarcou durante o ano de 2013 mais de 500 mil sacas, cujos principais destinos foram Estados Unidos; Japão; Bélgica, Alemanha, Canadá e Reino Unido.

A evolução e o crescimento dos embarques internacionais da Expocaccer demonstram o seu trabalho em firmar-se, ano após ano, como uma cooperativa essencialmente exportadora. Em 2002 foram exportadas 42.742 sacas. Dez anos depois, a cooperativa encerrou o ano com 309.215 sacas, aumentando em 61%, em 2013, este volume, fator que é comemorado pelo superintendente da Expocaccer. “Apesar da crise que assola todo o mercado cafeeiro e nos preocupa bastante, temos motivos para encerrar o ano de 2013 comemorando mais um recorde em nossas exportações. Este fato é resultado de um trabalho intenso na abertura de novos mercados e no aumento da participação da Expocaccer junto a clientes que já adquirem nossos cafés, bem como também se deve ao trabalho dos cooperados em produzir cafés de alta qualidade, com certificações, responsabilidade social e ambiental, bem como pela dedicação de toda a equipe da cooperativa que prima pela qualidade em todos os setores que compõem a exportação dos cafés”, avalia. 

O superintendente ressalta que a mudança na legislação do PIS e COFINS favoreceu as exportações e que o departamento comercial da cooperativa tem trabalhado com afinco no mercado externo no sentido de alavancar os embarques internacionais, valorizando o café da Região do Cerrado Mineiro no exterior. De acordo com Dornelas, esta é uma “marca histórica e invejável para uma cooperativa que trabalha exclusivamente em apenas uma região, sendo esta extremamente disputada. Este fato encerra de forma grandiosa o período de comemorações dos 20 anos da Expocaccer”.
Em 2014 a cooperativa dará continuidade em seu trabalho de abertura de novos mercados no sentido de expandir mais ainda sua atuação como exportadora de cafés de alta qualidade da Região do Cerrado Mineiro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.