fonte: Cepea

Expocaccer celebra 25 anos reunindo a cadeia do café

Resgate da história, valorização dos personagens e reafirmação dos ideais da fundação foram os destaques do evento.

18 de setembro de 2018 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: Comunicação Expocaccer

Foto Maurício Carvalho Brandão e Aguinaldo José de Lima (centro), recebem a placa comemorativa de Francisco Sérgio de Assis (Federação dos Cafeicultores do Cerrado) e Ricardo Bartholo (Expocaccer).

Foi com a casa cheia que a Expocaccer comemorou seus 25 anos no dia 08 de setembro, último sábado, na Arena Cerrado, em Patrocínio.

Com o tema “Vivendo café e gerando valor compartilhado” a cooperativa projetou sua celebração com foco no cooperado e na reafirmação de sua essência cooperativista. O evento comemorativo também objetivou reunir todos os integrantes da cadeia do café, demonstrando a importância de cada um para o desenvolvimento da cooperativa e, consequentemente, seu sucesso. Assim, estiveram presentes cooperados e seus familiares, diretores, autoridades políticas, representantes do sistema cafeeiro, colaboradores, clientes e imprensa.

Valorização da trajetória

A celebração contou com a explanação de personagens que contribuíram para a criação da Expocaccer em 1993 e também autoridades do café que falaram sobre a representatividade da cooperativa para a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, enfatizando seu crescimento.

Em sua fala, Aguinaldo José de Lima, um dos idealizadores da Expocaccer e hoje diretor da ABICS – Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel, relembrou o início da cooperativa e exaltou o seu desenvolvimento O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, que também é cooperado da Expocaccer, enalteceu o potencial da cooperativa, o seu crescimento e o seu alinhamento com os propósitos da Região do Cerrado Mineiro, bem como sua representatividade no mercado.

O presidente do CNC – Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, que também compõe o quadro de cooperados, comparou a cooperativa de antes e a de agora, salientado a sua força no cenário da cafeicultura. O prefeito e também cooperado, Deiró Marra, abordou a geração de empregos e a importância da cafeicultura para o município de Patrocínio, o maior produtor de café do país. Deiró também destacou o trabalho da equipe da cooperativa e o empenho de todos em oferecer os melhores serviços aos cafeicultores, destacando a Expocaccer como uma fórmula de sucesso.

“Quando falamos de 25 anos, me lembro de força, juventude, vitalidade, renovação e crescimento. A Expocaccer de hoje é bem diferente daquela que começou em 1993, mas uma coisa não mudou: o cuidado com o cooperado. A paixão que nós temos pelo nosso negócio é expressada no trabalho da Expocaccer. Temos conseguido, juntos, cooperativa e cooperado, crescer de forma constante e continuada ao longo tempo”, afirmou o presidente da Expocaccer, Ricardo Bartholo.

Integração da cadeia do café

O momento das homenagens seguiu a linha da integração e valorização daqueles que fazem o negócio da Expocaccer acontecer todos os dias.

Os colaboradores com mais tempo de serviço, Luiz Antônio da Silva, Lusencor Vieira Borges e Ana Maria de Jesus, receberam uma placa comemorativa das mãos do presidente e também do superintendente, Simão Pedro de Lima.

Representando os fundadores, Aguinaldo José de Lima, retornou ao palco, juntamente com o cooperado, também fundador e Conselheiro de Administração, Maurício Carvalho Brandão, os quais receberam as placas do presidente da Expocaccer e do presidente da Federação, Francisco Sérgio de Assis.

Na sequência, Ricardo Bartholo, convidou a cooperada e conselheira administrativa, Érika Ruiz, para homenagear cooperados por segmentos, foram eles: Gabriel Alves Nunes, representando os jovens, uma vez que ele, juntamente com seu pai, Osmar Nunes Junior, foi o vencedor do CUP OF EXCELLENCE 2017, produzindo o café mais caro do mundo; Mariana Velloso Heitor Portugal; cooperada e conselheira administrativa que representa a força feminina e Devanir Rossini, cooperado que representa a importância e a dedicação dos pequenos cafeicultores para o negócio café.

Para homenagear os clientes, o presidente convidou o gerente comercial, João Ferreira Júnior para entregaram a placa comemorativa para a EISA Interagrícola, representada por Reginaldo Mundim, gerente da filial de Araguari.

Café de atitude e representativo

Durante o evento, a Dulcerrado promoveu o lançamento da Edição do Produtor. O café escolhido para a edição comemorativa foi produzido pelos irmãos Guimarães, Ricardo, Rogério e Francisco, cuja bebida tem notas aromáticas de mel, cerejas masceradas com toque de malte e cravo. O sabor remete à melaço, castanha e frutas amarelas com acidez cítrica.

Sobre a escolha deste café, falaram a trader, Sandra Moraes e a gestora da Dulcerrado, Poliana Gonçalves, enfatizando o sabor exótico e a experiência ao degustar este café que foi caracterizado por “ousado como poucos”. A experiência foi compartilhada com os convidados que saborearam a especialidade da bebida harmonizada com espetinho de queijo e peito de peru.

Francisco Guimarães, falou sobre a satisfação da família em ter o trabalho reconhecido pela Expocaccer e Dulcerrado, bem como a honra de terem sido escolhidos para uma edição mais que especial, representando a atitude, a inovação e a juventude na cafeicultura.

 

Vivendo café e gerando valor compartilhado

A cerimônia foi encerrada com um vídeo em que os serviços oferecidos pela cooperativa foram enfatizados e comentados pelos próprios cooperados. O material, que está disponível no canal da cooperativa no Youtube, mostra a força da união de todos os elos para o desenvolvimento e progresso da Expocaccer.

“Nosso nome está segmentado no mercado, somos reconhecidos como fornecedores de cafés finos. O trabalho dos nossos produtores é excepcional, fazendo cada vez mais, cafés de alta qualidade, que é o que mercado demanda. Nós só temos a agradecer ao cooperado, ao funcionário e a todos que nos apoiam todos os dias para alcançarmos os resultados que temos hoje. Que a força destes 25 anos se multiplique nos próximos que virão”, finaliza Ricardo Bartholo.

 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.