Expocaccer abre grupo do Projeto Educampo em Patos de Minas

Novo grupo iniciou os trabalhos neste mês e almeja repetir o mesmo sucesso dos grupos de Patrocínio

18 de outubro de 2011 | Sem comentários Comércio Cooperativas

Por Polliana Dias
ASCOM Expocaccer


A partir deste mês de outubro a Expocaccer dá um importante passo na ampliação do Projeto Educampo Café com a abertura de um grupo na cidade de Patos de Minas. A iniciativa tem como propósito estender o sucesso obtido, durante quase sete anos de aplicação da metodologia, aos cafeicultores da cidade vizinha e região.


Desde o início do ano a administração da Expocaccer já desejava ampliar o número de grupos do Projeto e enxergou, juntamente com SEBRAE, a possibilidade de esta ampliação acontecer em Patos de Minas por haver na região cafeicultores com potencial para participar do Educampo, como explica o superintendente da Expocaccer, Eustáquio Miranda. “Atendemos na cooperativa um grande número de cafeicultores de Patos de Minas e cidades próximas e, há quase sete anos trabalhamos com o Projeto Educampo na Expocaccer, até então com três grupos de produtores, atendendo 50 propriedades rurais. Sentíamos, desde o início do ano, com a consolidação e o sucesso destes grupos, que estava na hora de ampliarmos os grupos existentes e com isso formar mais empresários rurais, com um nível de informação maior sobre seu negócio. Após conversa com o SEBRAE foi nos mostrada a potencialidade da região de Patos de Minas que não possuía o Projeto voltado para café e, unida ao perfil dos cafeicultores, decidimos que nos empenharíamos em criar este grupo para atender a região em questão e com isso atingir nosso objetivo, que é de estender os benefícios da metodologia do Educampo para mais cafeicultores, algo que vejo hoje como uma decisão acertada, pois este grupo já demonstra no início de atuação muita vontade de aprender mais sobre o gerenciamento de sua propriedade e conhecer ferramentas para se tornarem mais profissionais e competitivos do que já são”, avalia Miranda.


O novo grupo


O grupo está inicialmente composto por quinze propriedades e será atendido pelo consultor técnico de campo, Rogério Correia, o qual possui experiência na aplicação da metodologia por trabalhar com o Projeto Educampo há mais de três anos. Para Rogério a expectativa dos produtores com o Projeto é alta, pois desejam, com o Educampo, aprimorar a condução gerencial de seu negócio, reduzindo seu custo e agregando valor para seu produto, algo que, de acordo com Rogério, em breve será sentido e comprovado pelo grupo.


O grupo contempla o atendimento a fazendas na cidade de Patos de Minas e em cidades próximas como: Varjão de Minas, Santana de Patos, Lagoa Formosa e Presidente Olegário. Para o técnico do SEBRAE responsável pelos projetos da Região do Cerrado Mineiro, Marcos Geraldo Alves, este novo grupo possui todos os requisitos para atingir o mesmo sucesso dos grupos que a Expocaccer implantou em Patrocínio, uma vez que os produtores apresentam perfil profissional e mostram-se bastante interessados em aprenderem mais com as trocas de informações e experiências proporcionadas pelo trabalho em equipe. “Essa é a grande tônica do Projeto Educampo: o aprimoramento gerencial aliado ao aprimoramento técnico. A abertura deste grupo em Patos de Minas é uma ação que comprova o sucesso Projeto Educampo de forma abrangente e é também uma das parcerias mais estratégicas dentre os projetos da Região do Cerrado Mineiro. Com a abertura deste grupo pela Expocaccer, o Educampo Café atinge a marca de 20 projetos presentes na Região do Cerrado Mineiro e, tendo como fato que Patos de Minas é também uma região de cafeicultores conceituados, atendê-los com esta metodologia significa, tanto para a Expocaccer quanto para o SEBRAE, credibilidade na metodologia, resultados comprovados, representatividade e a certeza de estarmos no caminho certo”. Rogério Nunes, coordenador estadual do Projeto Educampo também comemora a implantação do novo grupo. “A abertura deste grupo é mais um marco para todos nós. A região de Patos é muito promissora. Entramos no princípio do ano com o Projeto Educampo Leite e agora com o Café. Com esta iniciativa da Expocaccer, avançamos mais uma vez”, analisa Nunes.


Sobre o Projeto Educampo


Pensando na nova demanda do agronegócio e nas dificuldades enfrentadas pelo produtor no gerenciamento de sua propriedade foi que o SEBRAE, em 1997, criou o Projeto Educampo. A iniciativa realizada em conjunto com entidades parceiras, tem por objetivo principal fornecer assistência gerencial, aliada à assistência técnica a grupos de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma mesma agroindústria. Na Expocaccer o primeiro grupo do Projeto Educampo iniciou suas atividades em 2005, atendendo então 17 propriedades rurais, implantando mais dois grupos no ano seguinte. O diferencial do Projeto Educampo está no planejamento, pois é ele quem vai trilhar o direcionamento do empresário rural à sua principal meta: lucratividade. Com a execução dos planejamentos realizados em conjunto entre empresários rurais e técnicos de campo é possível ter em mãos um diagnóstico da empresa e saber exatamente como e onde agir no momento da tomada de decisão, realidade esta sentida pelos cafeicultores da Expocaccer, os quais reconhecem que além de entender de campo, é preciso também entender de negócios e encarar a fazenda como uma empresa.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.