fonte: Cepea

Evolução da Irrigação: Um caminho para maior produtividade na cafeicultura

Impacto da irrigação vai além do volume de produção, ela também influencia diretamente a qualidade do café colhido.

O professor Dr. Otávio Neto, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), explica, em entrevista durante a Fenicafé, que a evolução das técnicas de irrigação tem desempenhado um papel fundamental na produtividade do cafeeiro.

“As tecnologias de irrigação vêm mudando a realidade do campo. Hoje, sabemos que áreas irrigadas podem produzir entre 30% e 40% a mais em comparação com lavouras não irrigadas, principalmente em regiões onde o déficit hídrico é mais severo”, destaca.

Mas o impacto da irrigação vai além do volume de produção. Ela também influencia diretamente a qualidade do café colhido. “Com um manejo adequado da água, conseguimos uniformizar as floradas, melhorar o ‘pegamento’ dos frutos e, consequentemente, obter grãos de maior qualidade”, detalha.

Outro benefício importante da irrigação, de acordo com Dr. Otávio, é a redução dos efeitos da bienalidade, um comportamento típico do cafeeiro arábica, no qual a produção oscila entre safras altas e baixas. “A irrigação ajuda a equilibrar a fisiologia da planta, proporcionando uma produção mais estável ao longo dos anos. Isso dá mais previsibilidade ao produtor, o que é essencial em um cenário de tantas incertezas climáticas”, explica.

Diante desse panorama, fica evidente que a modernização das técnicas de irrigação não só potencializa a produtividade, como também se consolida como um diferencial competitivo para os cafeicultores que desejam garantir colheitas mais consistentes e rentáveis.

Para mais detalhes da palestra, assista ao vídeo completo disponível no nosso YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4Zp3TbeWRLs

Fenicafé 2025 - Evolução da irrigação do cafeeiro e práticas aumento produtividade Otávio Neto UESB

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.