Eventos marcam atuação da Embrapa Cerrados no Tocantins

A Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está fortalecendo sua atuação no estado do Tocantins. De 15 a 17 de março será realizada uma série de atividades com o objetivo de estabelecer ações de pesquisa para o setor agropecuário do Tocantins, apresentar resultados de Projeto de Suporte Técnico para o Pequeno Produtor (FORTER) e do Programa de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária (PROTILP).

O diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, e o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, José de Ribamar N. dos Anjos participarão dos eventos.

No dia 15 de março, no auditório do Bloco 3 do Campus da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO, haverá o workshop “Ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias para o Setor Agropecuário do Tocantins”. Pesquisadores da Embrapa Cerrados, Universidade Federal do Tocantins e de outras instituições de pesquisa irão identificar as áreas prioritárias de pesquisa e linhas de ação. O objetivo principal da reunião é elaborar uma agenda de pesquisa na área de agricultura e pecuária para o Tocantins.

Os resultados do Projeto Fortalecimento do Sistema de Suporte Técnico para o Pequeno Produtor Rural no Estado do Tocantins (FORTER) serão apresentados em seminário no dia 16 de março, no auditório da Fundação Universidade do Tocantins- Unitins, em Palmas-TO.

O Projeto FORTER, que teve duração de três anos (2003-2006), foi implantado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento rural sustentável dos pequenos produtores, através de três linhas básicas: apoio à organização dos produtores; transferência de tecnologias adaptadas por meio de uma rede de fazendas de referência, representativa dos principais sistemas de produção e solos dos municípios envolvidos; e inserção no mercado. Em parceria entre Embrapa Cerrados, Jica, Ruraltins e Unitins, o projeto FORTER atuou nos municípios de Natividade e Pium.

A alternativa de integração lavoura-pecuária para recuperação de pastagens degradadas como forma de aumentar a produção de grãos, de carne e de leite, será tema de Dia de Campo, a ser realizado 17 de março, na Agropecuária Santa Angelina, em Brejinho de Nazaré-TO. Serão apresentados os avanços no Programa de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária (PROTILP) e as novas cultivares de soja da Embrapa para o Tocantins. O PROTILP está implantado em dez estados brasileiros, sendo desenvolvido no Tocantins, desde 2005, em dois pólos: Brejinho de Nazaré e Pedro Afonso.

Palestras

No Workshop “Ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias para o Setor Agropecuário do Tocantins” serão apresentadas, no período da manhã, as atuações da Embrapa Cerrados e da Universidade Federal do Tocantins no Estado. No período da tarde, os pesquisadores se reunirão para elaboração do documento, que será aprovado ao final do evento.

Os aspectos gerais do Projeto FORTER serão apresentados pelo chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, seguido do consultor da Jica, Hiroshi Hattori, da pesquisadora da Embrapa Cerrados/UEP-TO, Suzinei Oliveira e da Unitins, Roselene Domingos. Representantes da Ruraltins irão expor os resultados do projeto em relação à capacitação de extensionistas, organização e meios de transferência. A pesquisadora da Embrapa Cerrados/UEP-TO, Flávia Cristina dos Santos, falará sobre o desenvolvimento de tecnologias. A expansão do projeto FORTER e suas realizações finalizarão o seminário.

A programação do Dia de Campo é composta de palestras sobre o PROTILP Nacional e na Fazendinha Santa Angelina, pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados Lourival Vilela e Geraldo Bueno Martha Júnior. A palestra do técnico da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud, será sobre as novas cultivares de soja da Embrapa para o Tocantins, e a do pesquisador Plínio Itamar M. de Souza sobre os aspectos técnico e agronômico do cultivo de soja.

Os outros temas do Dia de Campo são novas opções de cultivo para o Tocantins; associação de produtores de sementes no Estado do Tocantins; Kimcoat: uma nova ferramenta para redução de custo na adubação; novas tecnologias para controle de pragas e doenças; resultados e soluções da Syngenta para o Tocantins.

Liliane Castelões

Jornalista Embrapa Cerrados – Mtb/RJ 16.613

(61) 3388-9953

liliane@cpac.embrapa.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.