AGRONEGÓCIO
26/02/2009
Evento da Apex atraiu 40 empresas de alimentos
26 de Fevereiro de 2009 – O potencial de consumo dos países árabes reuniu em Dubai durante o carnaval um grupo de 40 empresas brasileiras ligadas à cadeia produtiva de alimentos. O objetivo do evento realizado entre os dias 21 e 22 de fevereiro foi ampliar a percepção de importadores da região sobre os produtos disponíveis no País como chocolates, frutas e sucos, vinhos e produtos orgânicos, além dos já conhecidos, como carnes e café. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), a rodada de negócios contou com compradores e distribuidores de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Líbano, Egito, Iêmen, Omã, Kuwait, Síria, Jordânia e Catar. Foi a primeira realizada com o objetivo de promover a cadeia produtiva em solo árabe.
Conforme explicou Fabiana Giuntini Giffoni, gerente operacional da Apex em Dubai, a intenção é desviar o foco de mercados tradicionais como Estados Unidos e Europa. A ação, denominada “Flavours from Brazil” (Sabores do Brasil) oferecer alternativas às companhias brasileiras. “O Brasil ainda não mostrou seu potencial. Acredito que a crise seja uma oportunidade. Quando o mercado voltar a se aquecer, os importadores se lembrarão dessa ação”. Fabiana diz que a empresa interessada em vender na região pode usar a estrutura da Apex, inclusive para o armazenamento de produtos.
Juares Leal, coordenador do projeto Sabores do Brasil, diz que a ideia surgiu seis meses antes da crise. “Não nos preocupamos com a cotação do euro. Nosso objetivo foi mostrar a qualidade dos produtos brasileiros”. Ele explica que o potencial de Dubai como centro distribuidor foi determinante para que a cidade fosse escolhida como sede da rodada de negócios. “Além dos exportadores brasileiros, trouxemos as 50 maiores empresas de importação do oriente médio para negociar diretamente”, disse. Para Borges, por trás do mercado de elite que é associado à cidade, há ainda poder de consumo em outras faixas sociais.
Para os empresários, a iniciativa auxilia na busca por novos contatos. Sérgio Silveira, do Grupo Batia, explica que sua empresa especializada na produção e no transporte de frutas aéreas vê grande potencial na região e disse que a rodada de negócios aproximou os compradores em potencial. “Trata-se de um inicio de conversa. Vamos ver como as conversas irão evoluir”.
R.T.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(R.T.)