A promoção do consumo interno do café brasileiro será um dos principais temas a ser discutido no 13º Encafé , promovido entre os dias 16 e 20 de novembro pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). “Esse é o desafio e a oportunidade que a indústria de café tem para aumentar o consumo interno de cafés em 5 milhões de sacas até 2010, e chegar a 21 milhões de sacas”, comentou o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.
O evento, que será realizado em Pernambuco, contará com a participação de 150 indústrias de café e são esperadas cerca de 700 visitantes. Herszkowicz diz que para se chegar nesse volume de produção, é preciso aumentar o consumo interno do grão entre 5% a 6%, contra 1,7% do consumo mundial. Segundo o executivo, uma vez alcançada essa meta, o varejo brasileiro aumentaria as suas vendas em R$ 3 bilhões.
Herszkowicz adianta ainda que o setor de alimentos assinala melhora no próximo ano. “Há indicações de que os próximos dois anos serão importantes para o consumo de café. Além do grande interesse do consumidor, a recuperação da economia, aliada à expansão salarial, causaria uma elevação do consumo de produtos básicos”.
O diretor executivo da Abic pondera que são necessários muitos investimentos para garantir o crescimento. “Sobretudo em qualidade e inovação”, expôs. “Estamos estimulando o setor a investir em marketing”, indicou Herszkowicz.