Mais norte-americanos estão bebendo café gourmet, mas menos pessoas no geral estão bebendo café de qualquer tipo, informou a Associação Nacional de Café (NCA) dos Estados Unidos.
Mais de seis mil adultos dos EUA foram questionados por telefone e em uma pesquisa pela internet em janeiro e fevereiro para a pesquisa de Tendências Nacionais de Consumo de Café de 2008, a ser publicada em maio. Dados preliminares foram divulgados na convenção anual da NCA, na Flórida.
De acordo com a pesquisa, 17% dos adultos bebem café gourmet diariamente – mais que os 14% na pesquisa de 2007. O café gourmet inclui bebidas baseadas em expresso.
Porém, o consumo diário geral de café caiu para 55% dos adultos, de 57% no ano anterior. Em 2004, esse número era de 49%.
O consumo diário pelas pessoas de 18 a 24 anos caiu para 26%, dos 37% em 2007, disse a NCA. “Assim como vimos em períodos anteriores de desaceleração econômica, este grupo etário é particularmente afetado de forma dura, resultando em maiores níveis de desemprego do que a média”, disse o diretor de Foodservice Insights da Sara Lee, Mark DiDomenico.
A NCA não divulgou os dados da quantidade de café consumida nos EUA.
Este ano foi a primeira vez que a NCA conduziu uma pesquisa online paralela com a pesquisa por telefone. A associação disse que planeja conduzir a pesquisa completamente online em 2009. A NCA não pode fornecer imediatamente a margem de erro da pesquisa, que é conduzida desde 1950. A reportagem é da Reuters.