12/11/2014
Nova York, 12 – As exportações de café pela Etiópia, maior produtor da commodity na África, devem aumentar pelo menor 5% na temporada 2014/15, segundo o ministério do Comércio do país. Os embarques ao exterior podem aumentar para 200 mil toneladas na temporada, que se encerra em julho do ano que vem, acima das 191 mil toneladas exportadas na safra anterior. A produção do país em 2014/15 é estimada em 500 mil toneladas.
Recentemente, o governo da Etiópia tenta aumentar as exportações do país, que é o maior produtor de café do continente, mas fica atrás da Uganda no volume de exportações.
“O tempo foi favorável e os produtores estão colhendo mais café”, afirmou Tadesse Meskela, diretor da cooperativa Oroma Coffee Farmers, maior grupo produtor do país. “Os preços mais altos também incentivaram os agricultores”, completou.
Dados da Organização Internacional do Café (OIC) indicam que a Etiópia é o terceiro maior produtor da variedade arábica, atrás apenas do Brasil e da Colômbia. No entanto, mais da metade da produção é consumida internamente, reduzindo o volume de exportação. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Agência Estado