Naturwissenschaften. 2010 22 de janeiro. [Epub ahead of print]
Diagnóstico molecular de um predador previamente não-associação presa no café: Karnyothrips flavipes Jones (Thysanoptera: Phlaeothripidae) predação sobre a broca do café.
Jaramillo J, Chapman EG, Vega FE, Harwood JD.
Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos (ICIPE), PO Box 30772-00100, Nairobi, Quênia, jjaramillo@icipe.org.
A broca-do-café, Hypothenemus hampei, é a principal praga do café em todo o mundo, causando perdas estimadas em E.U. $ 500 milhões / ano. Karnyothrips O flavipes tripes foi observado para a alimentação pela primeira vez em estágios imaturos de H. hampei em abril de 2008 a partir de amostras coletadas na área Kisii do oeste do Quênia. Uma vez que as interações tróficas entre H. hampei e flavipes K. são realizadas inteiramente dentro do fruto de café, e porque a alimentação de tripes por ingestão de líquidos, usamos gut molecular de análise de conteúdo para confirmar o papel potencial do flavipes K. como um predador de H . hampei em um sistema orgânico de produção de café. Oligonucleotídeos espécie-específicos COI projetado para H. hampei foram mostrados para ter um alto grau de especificidade para H. hampei DNA e não produz nenhum produto da PCR de DNA dos modelos de outros insetos associados a agroecossistemas de café. No total, 3.327 flavipes K. emergiram 17.792 H. hampei-bagas infestadas, coletadas em campo entre abril e setembro de 2008. Ao longo da época, 8,3% de K. flavipes testou positivo para H. hampei DNA, embora às vezes este valor se aproximou de 50%. Disponibilidade de presas foi significativamente correlacionada com o consumo de presas, indicando o potencial impacto sobre as populações de H. hampei.
PMID: 20094879 [PubMed – como fornecido pelo publisher]
Link para o artigo – http://www.springerlink.com/content/h084lp6572887824/