Estudo constata que o consumo de café serve para reduzir o risco de acidentes de trânsito

27 de março de 2013 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: Rede Social do Café

Europapress – – INTERNACIONAL  Traduzido por ABIC


Investigadores da Universidade de Sidney, na Australia, constataram, num estudo com caminhoneiros, que aqueles que tomam café têm menos risco de sofrer accidentes de trânsito. O resultado da pesquisa foi publicado na revista British Medical Journal (BMC).


O estudo avaliou ação do café e outras bebidas com cafeína em 530 caminhoneiros que se envolvieram em acidentes e em outros 517 que não haviam sofrido.


No total, mais de um terço consumia bebidas com cafeína, metade deles para se manterem despertados. Observou-se também que os condutores que consumiram cafeína para se manterem ao volante tiveram 63% menos de probabilidades de sofrer um acidente em relação àqueles que não consumiram nada.


O resultado foi obtido depois de ajustar outros fatores, como idade, qualidade do sono, quilômetros percorridos, descansos durante o percurso e horários de condução notorna.


Se o condutor tivesse sofrido um acidente nos últimos cinco años, isto teria impacto nas probabilidades de ter outro, aumentando o risco a 81%.


Cerca de 70% dos caminhoneiros participantes do estudio afirmaram parar para descansar quando se sentiam cansados..


A responsável pelo estudo, Lisa Sharwood, e sua equipe explicaram à BBC, em declarações coletadas pela Europa Press, que está claro que os condutores cansados deven parar para descansar. É necessário estudar qual é a atividade mais beneficiosa para esse momento, se dormir ou tomar café.


“Não se entende muito bem de que maneira atividades como a soneca, tomar café ou caminhar um pouco podem ajudar a estar mais atentos ao volante, por isso, são necessários mais estudos”, declararam.


O beneficio das bebidas com cafeína está motivado pelo estímulo de estado de alerta, enquanto que experts em segurança insistem que a cafeína não pode substituir o sono.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.