Ricardo Costa, 16 anos, está no segundo ano do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas de Apucarana, e foi um dos 14 estudantes de colégios agrícolas paranaenses que fizeram estágio em julho no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ele estagiou na área de café, na qual aprendeu técnicas de avaliação de plantas de café com o pesquisador Tumoro Sera. “O que eu mais gostei foi do trabalho de avaliação de ferrugem e do vigor das plantas”, diz o estudante.
Ele afirma ainda que já está pondo em prática o que aprendeu na pequena propriedade do pai, em Cambira, próximo de Apucarana. “Eu já percebi, na primeira olhada que dei na lavoura, muitas coisas que nunca tinha visto antes”, salienta Ricardo. A esperança dele é que possa ajudar a família com o que aprendeu no estágio e, quem sabe, seguir carreira na pesquisa.
Segundo o pesquisador Tumoro Sera, Ricardo e os demais estagiários são muito interessados, que aprendem rapidamente. Para o pesquisador, “o fato deles serem filhos de agricultores e estarem acostumados com o trabalho no campo ajuda muito porque eles têm prazer em trabalhar e aprender”.
Tumoro lembra que alguns estagiários hoje são bolsistas e estão seguindo o caminho da pesquisa. Um deles é Paulo Barreto, que estagiou no Iapar no começo do ano passado e agora é bolsista do Programa café Iapar, no qual realiza avaliações no campo e no laboratório. “Assim que acabou o estágio, eu queria muito dar continuidade ao que havia aprendido. Então eu procurei o Tumoro e surgiu uma oportunidade de pegar uma bolsa”, explica Barreto.
Entre os planos do jovem está o de fazer uma faculdade de agronomia e continuar trabalhando com pesquisa, mas se não for possível ser pesquisador, ele diz que “só auxiliando ele já estaria feliz”. Sobre o estágio quando ainda era estudante de colégio agrícola da rede pública, ele afirma que foi um momento muito importante para a vida dele. “O Iapar é uma instituição de respeito e por isso agrega valor ao currículo de qualquer estudante. Além disso, eu sou filho de produtor e quando entrei lá e tive contato com todo aquele mundo de informação, peguei mais gosto pela coisa”, diz Barreto.
De acordo com a diretora de recursos humanos do Iapar, Maria Luca Crochemore, “o estágio para estudantes de escolas agrícolas estaduais está inserida em um programa de pré-iniciação cientifica, que tem o objetivo de oportunizar o contato do estudante com as atividades de pesquisa durante as férias escolares”. A diretora acrescenta que esse tipo de estagio permite que o estudante vivencie as ações de pesquisa desenvolvidas na instituição. Desde o começo deste ano, 23 estudantes de colégios agrícolas estaduais já fizeram estágio durante as férias no Iapar.
Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)
Tel: (43) 3376-2132 / (43) 3376-2004