CERRADO
18/07/2008
Estoque se manterá baixo
Levantamento do governo mostra que o estoque oficial de café, de cerca de 500 mil sacas de 60 kg, corresponde ao mais baixo nível em cem anos da cultura no País. Entretanto, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, considera que não há necessidade premente de recompor os estoques.
Segundo ele, “a iniciativa privada tem estoque adequado de café”. A mais recente pesquisa, referente ao dia 31 de março passado, mostra um volume de 10 milhões de sacas. Na mesma data do ano passado, o estoque privado de café era de 17 milhões de sacas.
Apesar da redução, “não há risco de desabastecimento”, garante o secretário. Ele pondera que é esperada uma grande safra este ano. A produção brasileira deve alcançar 45,54 milhões de sacas, o que representa aumento de 35% sobre o ano anterior.
De acordo com a Conab, a safra deste ano é a segunda maior dos últimos dez anos, menor apenas que a produção de 2002/03, quando alcançou 48,48 milhões.
Gilson Ximenes, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), diz que “seria salutar o governo formar estoque regulador de café”. Bertone observa que “o mercado tem tomado um bom caminho, sem necessidade de muita interferência governamental”. Ele reconhece a elevação dos custos de produção e a perda de competitividade provocada pelo câmbio e garante que nenhuma decisão será tomada sem diálogo com a cadeia produtiva.