O Conselho Nacional do Café (CNC) voltará a divulgar mensalmente o levantamento de estoques de café das cooperativas associadas à entidade em junho deste ano. Variável fundamental na composição da oferta do mercado, a informação é determinante para uma relação transparente com o mercado, e para subsidiar a formação de preço da commodity, bem como orientar o planejamento estratégico e adoções de políticas para organizar a oferta e demanda.
Os estoques do CNC foram divulgados, sistematicamente, por 12 anos e três meses, entre março de 1993 e junho de 2005. A interrupção foi reavaliada pela entidade que optou por voltar a divulgar a variável. As cooperativas associadas ao CNC respondem por 40% da produção de café no Brasil e reúnem em torno de 65 mil cafeicultores, a maior parte de pequeno porte.
O CNC é uma entidade privada que congrega produtores, cooperativas e associações de cafeicultores e que há 25 anos defende e promove os direitos e interesses dos cafeicultores, tendo sempre em vista os princípios do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.