Nova York, 3 – Não há mais café colombiano nos estoques certificados pela Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Segundo maior produtor mundial de arábica, a Colômbia enfrentou sérios problemas com a safra deste ano, o que levou a indústria a buscar o produto nos estoques da bolsa. “Os estoques certificados estão oficialmente sem café colombiano. Mesmo que haja algum lote registrado na listagem diária, ele já foi vendido e está apenas esperando para ser embarcado”, disse um trader do mercado físico em Nova York.
“Nós alertamos nossos clientes há algum tempo de que estávamos sem café colombiano nos estoques certificados, e não resta nada para vender a essa altura. Por isso, os prêmios estão subindo com tanta força”, disse outro trader de café verde em Nova York. O preço de compra do café colombiano atingiu nesta semana o nível mais alto em 12 anos, a 182 cents/lb – um ágio de 62 cents sobre o preço futuro praticado em Nova York -, com torrefadoras e exportadores “desesperados para colocar a mão em qualquer lote que tenha restado da safra que quebrou”.
Os estoques da ICE já caíram cerca de 400 mil sacas este ano e encontram-se, atualmente, no nível mais baixo desde 2006. Hoje a ICE reportou mais uma queda, de 3,7 mil sacas, para 3,974 milhões. Os exportadores colombianos têm trabalhado com atrasos superiores a dois meses nos embarques desde agosto do ano passado, já que as últimas duas safras também tiveram problemas. As informações são da Dow Jones. (Gerson Freitas Jr.)