Café produto mundial
O Brasil e o mundo precisam consumir mais café, é uma luta difícil porque está diretamente ligada ao hábito das pessoas. Segundo o Ministério da Agricultura, os Estados Unidos são os maiores consumidores de café do mundo, com a marca de 20 milhões de sacas ao ano. Em segundo lugar vem o Brasil, com cerca de 15 milhões consumidas anualmente. Entre os países produtores, o Brasil está em primeiro lugar, assim como no ranking de exportações do produto. O aumento do consumo de café interessa para todos os envolvidos, ou seja, produtores e consumidores.
O objetivo do estande “Cafés de Minas” é ampliar o mercado consumidor do café trazendo novas formas de utilização do café tanto na culinária como em bebidas, que será apresentado na Cozinha-escola, além de degustações gratuitas que será oferecida pela Andréa Mourão Bahia da pastelaria Marília de Dirceu, de receitas com café, como por exemplo, mousse de café, suco de laranja com gelo de café, folhados de patê de queijo e café, dentre outros.
O café é o maior gerador de riquezas e o produto de mais importância da história nacional, diante disso construiu o Brasil e foi apresentado ao mundo. É uma das bebidas mais populares do planeta, o Brasil está caminhando para a liderança de consumo, mas não podemos esquecer que o país produz mais de um terço mundial e a metade está concentrada nas terras de Minas Gerias. O Brasil é responsável por 35% de toda a produção mundial de café, e deste montante, Minas Gerias produz 50%, a cafeicultura emprega mais de 1.200.000 trabalhadores diretos, o que representa cerca de 10 milhões direto e indiretamente, representando 10 da força de trabalho brasileira e quase 15% do rendimento de quase todo agronegócio do nosso país.
A importância do café na economia mundial é indiscutível. O café um do mais valiosos produtos primários comercializados no mundo, sendo superado apenas em valor pelo petróleo. Seu cultivo, processamento, comercialização, transporte e mercado proporcionam milhões de empregos em todo o mundo. O Café é fundamental para a economia e política de muitos países em desenvolvimento é a atividade cafeeira que faz o processo de estruturação das economias dos países produtores. Conforme dados da Organização Internacional do Café, existem cerca de 72 países produtores do grão no mundo. Essa multiplicidade de produtores, deve-se à extensa faixa apta à produção do cafeeiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, com relação ao ranking nacional, o café está em primeiro lugar com 15,13 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2005/06.
A SuperAgro será realizada de 1º a 4 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira – Expominas, em Belo Horizonte, e reunirá, além da cafeicultura, os setores da bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, laticínios, a 46a. Exposição Estadual Agropecuária e a 9a. Expocachaça.