Estado de Caldas, na Colômbia, amplia renovação do café

Por: Agnocafé

27/04/2011
 


Um total de 10,26 mil hectares de café deverão ser renovados neste ano no Estado de Caldas, na Colômbia, dentro do plano para a erradicação da ferrugem, que mantém índices de presença de até 30% nesse departamento. Isso representará um crescimento de 26% em renovações que se efetuaram no ano passado, equivalentes a 8,15 mil hectares.
 
O diretor do Comitê Departamental (Estadual) de Cafeicultores de Caldas, Alfonso Ángel Uribe, explicou que para conseguir atingir esse nível de renovação houve a somatória dos planos “Permanência, Sustentabilidade e Futuro” e também o de competitividade.
 
Apenas no plano de Permanência é possível renovar 2,248 mil hectares de café tecnificado envelhecido, superando em 740 o número de hectares que foi renovado no ano passado, sendo somado ainda aos 432 hectares de café tradicional, também conhecido como típica, que no ano passado teve uma área de 193 hectares renovada. Dentro do plano de competitividade, a meta é renovar 6,192 mil hectares, 60 hectares a menos que no ano passado.
 
Para os cafeicultores, esse processo é positivo, mais ainda quando se verifica o dano provocado pela ferrugem. Assim, a tarefa principal neste momento é renovar as variedades mais sensíveis, como o caturra, por mais resistentes, como o castilha. Apenas no mês de março Caldas apresentou um índice de infecção de ferrugem entre 12% e 15%, ao passo que na parte leste da região foram verificadas até 30% de lavouras com o problema.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.