Espírito Santo: café de Venda Nova é destaque em seminário do agronegócio

14 de maio de 2007 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 14/05/2007 15:05:06 - Página Rural

Vitória/ES – No dia 18 de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, o VII AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação.


O evento tem como objetivo levar aos agentes do agronegócio (produtores, cooperativas, associações e sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores) informações sobre as regras e práticas do comércio internacional, visando oferecer condições aos setores produtivos de aumentar sua participação neste mercado.


Uma das palestras incluídas na programação vai mostrar a experiência da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova) com as práticas do Comércio Justo. O caso será apresentado pelo diretor técnico do Sebrae no Estado, Evair Vieira de Melo.


A Pronova, em parceria com o Sebrae/ES, trabalhou para a obtenção da certificação do Comércio Justo e realizou a primeira venda com o selo no início deste ano. Foram exportados contêineres de café para Inglaterra e França.


Para receber o certificado, os produtores de café precisam ser cooperados e fazer adequações nas propriedades. Com o objetivo de auxiliá-los nesse processo, a Pronova organiza reuniões periódicas com os produtores e distribui cartilhas informativas sobre o Comércio Justo.


Segundo a técnica do Pronova, Jackeline Uliana Donna, além de agregar valor ao produto final, tornando-o mais vantajoso para exportação, o selo contribui ainda para uma melhor organização das propriedades, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento.


O AgroEx é realizado com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), do Sebrae no Espírito Santo e da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES).


Contatos:
Pronova – (28) 3546-1069/ 3546-3954
Sebrae no Espírito Santo – (27) 3331-5512 / 0800 399-192


 


Marianna Aguiar


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.