Evento será realizado esta semana, de 9 a 11, na sede do Sebrae/MG
A capital mineira será palco nesta semana de um dos mais importantes encontros voltados a debater a questão das Indicações Geográficas. Entre quinta (9) e sábado (11), acontece na sede local do Sebrae, o III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. A iniciativa tem como objetivo gerar negócios e promover a temática junto aos donos de pequenos negócios. O evento é resultado de uma parceria entre Sebrae, Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Propriedade Industrial da França e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Sebrae apoia as Indicações Geográficas desde 2002, conforme explica a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes. “As indicações geográficas são fundamentais para destacar a importância do processo de fabricação de produtos e seus ingredientes, fortalecendo a origem regional e o uso de elementos singulares da cultura e dos territórios. Esse mecanismo agrega valor ao produto final no posicionamento nos mercados, destacando suas diferenças e qualidade em relação a outros produtos genéricos”, defende Heloisa.
As Indicações Geográficas (IG) pripiciam a valorização da região, dos produtores e de seus produtos, enquanto as marcas coletivas auxiliam produtos ou serviços no posicionamento de mercado. O evento abrigará painéis sobre o tema, entre os quais está o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento regional, além de rodadas de negócios e feira aberta ao público.
Inovação
Cinco startups foram selecionadas pelo Sebrae para participar do desafio de apresentar soluções tecnológicas inovadoras para pequenos negócios que atuam no segmento de Indicação Geográfica (IG). As propostas apresentadas buscam resolver questões como a dificuldade de conexão entre pequenos produtores e o mercado, até sistemas de rastreabilidade de produtos. As empresas selecionadas indicaram dois representantes para as capacitações de pitch training e mentorias, que serão oferecidas durante o Encontro.
SERVIÇO:
III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
9 e 10/8, a partir das 8h30, seminários técnicos.
Local: Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte.
Feirinha Aproxima – Edição especial: Feira de produtos com registro de Indicação Geográfica e Marca Coletiva/Oficinas de degustação e Espaço de Alimentação – Sábado – dia 11/8, a partir das 9h, Local: Parte externa do Museu Histórico Abílio Barreto — Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim, Belo Horizonte.