Especialistas do USDA falam no Brasil sobre perspectivas das safras agrícolas no mundo

17 de março de 2006 | Sem comentários Comércio Mercado Interno

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar de 20 a 22 deste mês, no auditório do edifício-sede, em Brasília, um dos maiores encontros no Brasil sobre a avaliação das safras agrícolas em diversos países e as perspectivas mundiais do mercado e produção da soja, do milho e do algodão. O evento será aberto à imprensa e ao público convidado na terça-feira (21), a partir das 9 horas.


A reunião é resultado de uma parceria firmada há dois anos entre o governo brasileiro e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e tem como objetivo o intercâmbio de experiências técnicas e metodológicas na avaliação de safras.


As palestras estarão sob o comando do chefe da Divisão de Estatística do National Agricultural Statístics Service (NASS), Mr. Joseph Prusacki, e do presidente do Foreign Agricultural Service (FAZ), Mr. Gerald Bange, considerados dois dos maiores especialistas do mundo no assunto, inclusive em geotecnologia (estudo de safra por meio de imagens de satélite). Eles são os responsáveis diretos pelas pesquisas e divulgações mensais das safras norte-americanas e vão estar também reunidos com vários representantes do agronegócio brasileiro.


A idéia, a partir desse encontro, é manter conversações mais constantes com os Estados Unidos e aperfeiçoar o trabalho de levantamento de safras no Brasil. No ano passado, técnicos da Conab visitaram o USDA para conhecer, em campo, a metodologia utilizada nos estudos agrícolas americanos. Os Estados Unidos são hoje o maior produtor de soja no mundo, com uma safra estimada em 84 milhões de toneladas. Se destacam, ainda, como um dos maiores produtores e exportadores de milho e algodão.

Mais informações: www.conab.gov.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.