Escola de samba Tradisamba, de São José do Rio Pardo, contará a história do café

25 de janeiro de 2010 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: Democrata Digital

25/1/2010 15:49:54 
 
Escola promete novidades nos desfiles; carro alegórico poderá ser uma delas.


O grupo carnavalesco Tradisamba, novamente se apresentará no carnaval de rua de São José do Rio Pardo. O samba enredo deste ano, de autoria do diretor da escola José Antonio Tobias, contará a história do café e todas as alas estarão fantasiadas representando o tema.


Este ano, a população rio-pardense verá novidades no ritmo, com bateria maior, a ala de tamborins formada por mulheres e crianças, e um samba enredo que vai contar desde quando o café surgiu no Oriente Médio, passando pela Europa até chegar ao Brasil.


Para levar um bom espetáculo para a avenida, os ensaios do Tradisamba ocorrem três vezes por semana, por até duas horas. Para treinar ainda mais os componentes e trazer o que tem de novo nas grandes escolas de samba das capitais, o mestre que cuida da harmonia de cordas da Gaviões da Fiel em São Paulo, ensaia com o Tradisamba. Segundo Tobias, o mestre Waldir Santos “está ensinando ritmo e batidas novas para a ala de percussão do Tradisamba”.


O diretor da escola de samba reclamada das dificuldades para que o grupo possa se apresentar nos carnavais. “Nesta semana participamos de mais uma reunião com o DEC (Departamento de Esportes e Cultura), mas ainda falta verba”, disse Tobias. Ele afirmou que o Tradisamba tem participado de alguns eventos em São José e região e que o cachê arrecadado é aplicado na manutenção dos instrumentos e na aquisição de acessórios. “Estamos tentando patrocínio de algumas empresas para a criação de um carro alegórico”, disse Tobias. E completou: “Não existe uma sede própria para o Tradisamba; se tivéssemos um local para ensaios, para a realização dos trabalhos, facilitaria o crescimento da escola”.


Ainda segundo Tobias, muitas pessoas se interessaram pelo Tradisamba ao verem a escola na rua, desfilando. “Nossa bateria aumentou quase 20%”, afirma. Ao todo 50 pessoas compõem a bateria da escola.


“Meu sonho é que São José possa ter um carnaval de rua como antigamente; a cidade é propícia para isso, porque é muito musical”, disse o diretor do Tradisamba, que ganhou como melhor escola durante anos seguidos, quando o carnaval de rua de São José era incentivado.


Os desfiles do Tradisamba acontecerão no domingo e terça-feira de carnaval na rua Francisquinho Dias. Na segunda-feira desfilará em algumas cidades da região, como ocorrem todos os anos.
 
 
 
da Redação

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.