fonte: Cepea

ES: Seag participa da abertura de eventos em Venda Nova do Imigrante

Por: 29/05/2009 16:05:10 - Página Rural

 

29/05/2009 16:05:10 – Página Rural
Venda Nova do Imigrante/ES
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ricardo Santos, participou, nesta quinta-feira (28), em Venda Nova do Imigrante, da abertura da sexta edição da Feira Tecnológica do Agronegócio café, a Qualicafés, da oitava edição da Feira do Agronegócio Hortícola do Espírito Santo, a Hortifeira, e do segundo Salão da Construção das Montanhas Capixaba.


Também estiveram presentes o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Felício Scárdua; o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, o prefeito do município, Dalton Perim, dentre outras autoridades.


A 6ª Qualicafés, que é realizada em parceria entre a Seag e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e outros parceiros, traz como um de seus principais temas as perspectivas para o agronegócio do café, além disso, tem como objetivo capacitar os agricultores para as principais atividades agrícolas desenvolvidas na região.


Na oportunidade, Seag lançou, regionalmente, o programa ‘Renovar Arábica’ apresentando aos produtores as novas tecnologias desenvolvidas pelo Incaper com foco no aumento da produtividade.


Para o secretário da Agricultura, Ricardo Santos, é muito importante participar de um evento em um município relevante para a economia capixaba. “Venda Nova do Imigrante é pioneira no processo de melhoria do café no Espírito Santo, que vem vencendo o estigma de produzir café inferior em relação aos demais estados, pois hoje temos tecnologia e produtores motivados e com vontade de inovar. Com certeza no final deste evento teremos mais produtores informados e com disposição de renovar a lavoura do arábica”, afirma.


Durante o evento serão realizadas diversas atividades incluindo palestras, minicursos, estandes, oficinas e apresentações culturais e a expectativa é que dois mil agricultores visitem o local durante o período.


O ‘Renovar Arábica’
O ‘Renovar Arábica’ será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e que envolvem, em média, 53 mil famílias.


Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas.


Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.


O Programa ‘Renovar Arábica’ está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 – 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D café), da Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH – Cooperação Técnica Alemã (GTZ), entre outros.


O arábica no Estado
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil – com estimativa de 10,3 milhões de sacas para 2009 – e o primeiro de Conilon (7,5 milhões de sacas para este ano). A produção capixaba de café representa mais de 25% do total nacional.


No que se refere à produção de arábica, o Estado fica em 4º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, respondendo por 8% da produção nacional de arábica. A cafeicultura é responsável por 43,6% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Espírito Santo. Já o arábica representa 9,3% do VBP capixaba.


A cafeicultura de arábica é uma das principais atividades das regiões Serrana e Caparaó, que são responsáveis por aproximadamente 74% da produção estadual. A atividade está presente em uma média de 20 mil propriedades, oferecendo trabalho a 53 mil famílias e gerando 150 mil empregos diretos. Mais de 75% dos produtores que cultivam esse café são de base familiar, com área de plantio estimada em 4,8 hectares, em altitudes de 400 a 1.200m.


Venda Nova do Imigrante
No período de 2007 a 2009, a Seag investiu em Venda Nova do Imigrante R$ 39.000,00, no desenvolvimento da eletrificação rural, dentro do programa ‘Luz no Campo’ e no marketing da agricultura capixaba.


A olericultura é a principal atividade agrícola do município, com participação de 36,43% no Valor Bruto da Produção Agropecuária, seguida da produção cafeeira, com 35,67% e da produção animal, com 19,43%.


Serviço:
Evento: 6º Qualicafés/ 8º Hortifeira
Data: 28, 29 e 30 de maio
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Venda Nova do Imigrante.


Programação:


Sexta-feira (29)
14 horas – Abertura dos Estandes e reabertura do espaço Horta Sustentável


15h45 – Espaço empresarial: Defagro/Bayer


16 horas – Oficina: Coquetéis e Sucos Naturais
Instrutora: Rita de Cássia Zanúncio Araújo (Economista Doméstico, MSc. Ciência dos Alimentos – Incaper)
Local: Pavilhão 03


17 horas – Palestra: Desafios para o Controle da Murcha de Fusário na cultura do tomate
Palestrante: Ailton Reis (Engº D. Sc Fitopatologia – Emabrapa/CNPH)


19 horas – Apresentação: Programa Nutricional “5 ao Dia”
Palestrante: Giovana Guerra
Nutricionista e Gestora do IBRA “5 ao Dia: Essa idéia é saudável e cabe na palma da mão”


21 horas – Apresentação musical: Banda Passatempo


23 horas – Encerramento


Sábado (30)
9 horas – Curso: Artesanato em Palha de café (continuação)
Instrutoras: Maria Aparecida Gomes Costa Assis e Maria Jacinto Pereira – Projeto “Arte café” – Araponga /MG
Local: Pavilhão 03


14 horas – Abertura dos estandes / Entrega dos certificados dos cursos e mini cursos


15h10 – Espaço Empresarial: Casa do Adubo


16 horas – Palestra: Mercado Imobiliário: Perspectivas e oportunidades para as
Montanhas Capixabas
Palestrante: Lucas Izoton (Presidente da Findes)


17 horas – Palestra: A importância e expectativas da Agricultura Orgânica no Espírito Santo
Palestrante: Anselmo Buss Junior (Associação Chão Vivo)


20 horas – Apresentação musical: Banda Passatempo


22 horas – Encerramento do evento



Fonte: Governo do Espírito Santo
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.