O nome João Batista é sinônimo de qualidade na cafeicultura de Mimoso do Sul. É esse o nome dos ganhadores do 1° Concurso de Qualidade de Café do município, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com diversas instituições.
O melhor arábica pertence a João Batista Sabatini, da comunidade de Jacutinga, distrito de Conceição de Muqui. E o melhor conilon de Mimoso do Sul foi plantado na propriedade de João Batista Machado, na comunidade de Palmeiras. Ao todo, 35 cafeicultores do município participaram desta que foi a primeira edição do evento. Mais de R$ 13 mil em prêmios foram distribuídos.
“O Incaper desenvolveu ações nas comunidades, onde se falou muito sobre qualidade, sobre agregar valor ao café. Depois de vários encontros, excursões, cursos, chegou a hora de fazer o concurso de qualidade. Tivemos muito apoio dos colegas de Brejetuba, por exemplo, que contribuíram bastante para a evolução da qualidade do café aqui em Mimoso do Sul”, disse José Nilo Alves, extensionista do Incaper em Mimoso do Sul, destacando o trabalho em equipe e a valorização do conhecimento, valores do Incaper definidos no Planejamento Estratégico.
Além de encontrar parceria dentro do Incaper, o concurso foi realizado graças à atuação de entidades como: Cafesul, Prefeitura de Mimoso do Sul, Câmara Municipal de Vereadores, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicatos Rurais e Cetcaf. “Com a parceria, todos sairam ganhando, houve sorteio de brindes entre os participantes, e a entrega das premiações superou as nossas expectativas”, finalizou José Nilo.