Cachoeiro de Itapemirim/ES
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o grupo de Agroturismo de Burarama realizam, no sábado (02), uma caminhada ecológica pelo circuito turístico Águas de Burarama, no município de Cachoeiro de Itapemirim, conhecido por suas belas paisagens naturais.
Com a participação de guias turísticos e profissionais de Educação Física, os participantes irão percorrer uma trilha de 10 km de extensão, que passa por dentro de remanescentes da Mata Atlântica e por propriedades rurais com bonitos cenários.
O percurso tem início na praça do distrito de Burarama, às 7h30, passa pela Fazenda Petrópolis e chega até a comunidade São Brás, onde será plantado um minibosque com mudas de plantas nativas disponibilizadas pelo Incaper. No local haverá também um lanche com frutas, sorteio de brindes e música com violão, antes do retorno dos participantes até o local de início, previsto para 12h30.
A atividade tem como objetivo despertar a consciência ambiental, a prática de exercícios físicos, valorizar as riquezas naturais da região e propiciar a interação social.
De acordo com coordenadora de agroturismo do Incaper, Maria das Dores Perim, o evento é importante para divulgar o potencial turístico da região, que possui grande riqueza natural, e promover a interação entre cidade e campo, já que o percurso da trilha passa por várias propriedades rurais.
Recomendações
Os organizadores do evento recomendam que os participantes usem roupas leves, tênis, boné, protetor solar e levem uma garrafinha de água. A concentração para início das atividades será às 7 horas na Praça de Burarama, com café da manhã e alongamento. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Secretaria de Esporte de Cachoeiro de Itapemirim, pelo telefone (28) 3155-5616.
O projeto “Caminhadas na Natureza” faz parte de uma proposta da ONG Anda Brasil, que tem atuação nacional e promove caminhadas ecológicas e esportes não competitivos. Um dos objetivos desta atividade é facilitar a inclusão social do homem do campo por meio da prática esportiva e do turismo rural.
O circuito está localizado nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, na Região Sul do Espírito Santo, a 170 km de Vitória. Está incluído na Rota dos Vales e do café e abrange as comunidades de Burarama, Pacotuba, Campos Elíseos, Jucu, Oriente, São Brás, Monte Alegre, Pedra Lisa, Petrópolis, Alto Petrópolis, Furquilha, Cantagalo e Planalto.
A região é preenchida com pequenas propriedades rurais de agricultores familiares, em sua maioria de descendentes de italianos e africanos que iniciaram sua história com o plantio do café no início do Século XX, o que proporciona um rico acervo cultural a ser compartilhado com os visitantes.
O relevo da região é ondulado e as altitudes variam de 100 a 1.500 metros, o que propicia ampla diversidade climática. Em seu território, apresenta grande variedade de fauna e flora característica da Mata Atlântica.
Dentre os atrativos, o Circuito oferece vários produtos regionais como café, fubá, doces, compotas, geléias, banana passa, cachaça, mel, entre outros alimentos característicos da agricultura local e artesanato variado. O visitante poderá ter o contato direto com a lida no campo e desfrutar do ar puro da natureza, em cachoeiras e trilhas do local.
Para informações turísticas os interessados podem entrar em contato com o escritório do Incaper de Cachoeiro de Itapemirim, pelo telefone (028) 3155 5004.