ES: 1º curso de Classificação e Degustação de Café Conilon acontece na Fazenda do Incaper em Linhares

27 de janeiro de 2010 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café
Por: 26/01/2010 17:01:18 - Página Rural

 
26/01/2010 17:01:18 – Página Rural
Linhares/ES
O primeiro curso de Classificação e Degustação de café Conilon do Espirito Santo foi concluído nesta sexta-feira (22) na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Linhares. O treinamento é uma realização do Sindicato do Comércio de café em Geral do Espírito Santo (Sindicafé) e do Instituto de Desenvolvimento Social Sustentável do café (Incafé) e teve o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do café produzido na região.


O Espírito Santo é o maior produtor de Conilon do País e alcançou, nos últimos 15 anos, um acréscimo histórico de produção: 213%. Agora, a prioridade do Governo e de entidades parceiras do setor é investir na melhoria da qualidade.


Segundo o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o curso reforça o objetivo de impulsionar os cafeicultores na produção de melhores cafés. “O mercado exige a qualidade desse café, e o Governo tem investido fortemente para que o produtor ganhe cada vez mais lugar no mercado mundial. Além de sermos o maior produtor, precisamos ser também referência em qualidade”, afirma.


O Curso
Os alunos, entre técnicos do Incaper, estudantes e funcionários de empresas compradoras de café de Linhares, Colatina, Jaguaré, Rio Bananal, São Mateus, Marilândia e das cidades de Ipatinga (MG) e Itamaraju (BA), totalizaram 40 horas de treinamento sobre as técnicas para identificar o café Conilon de qualidade e na xícara.


O objetivo foi repassar informações e conhecimento do café Conilon e Arábica, com ênfase no Conilon, por ser o produto de maior cultivo na região. Foram avaliados sabor, aroma, acidez, amargor, corpo, dentre outras características de degustação e classificação.


O curso foi ministrado pelo degustador e classificador Rodrigo de Almeida Pestana, que é diretor do Incafé e degustador com experiência de 10 anos na empresa Giucafé, além de ser juiz do concurso da Cooperativa de Agricultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel), um dos mais tradicionais na área de Conilon.


A sala de prova foi instalada no laboratório de Ecofisiologia Vegetal e Pós-colheita de Frutas e café. O chefe do laboratório, pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho, afirmou que os resultados do curso são bastante promissores. “Foi um curso piloto, mas os alunos já estão com aproveitamento de mais de 65%, o que demonstra o interesse em melhorar. Queremos despertar os produtores e fornecedores para a necessidade da melhoria de qualidade do café, para ampliar o alcance no mercado”, explica.


A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Novo Pedeag), que visa a aumentar a qualidade do café Conilon produzido no Espírito Santo, o maior produtor desse produto no país.


A idéia é que o próximo curso aconteça em março. Os interessados devem procurar o Incafé (27) 3325-3135 ou o Centro Regional Nordeste do Incaper (27) 3371-1210.
café Conilon
O Conilon é o tipo de café que tem a maior parte de sua produção nacional concentrada no Espírito Santo, onde está o maior centro mundial de conhecimento no cultivo do produto. A Campanha para Melhoria da Qualidade do café Conilon, lançada em 2009, é um projeto desenvolvido com foco nesse café, que apresenta como principal objetivo a melhoria das estruturas de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento do produto, tecnologias que garantem a qualidade do café.


Em 2010 as principais ações vão englobar a implantação de sete salas de prova e classificação de café Conilon, a distribuição de 2 milhões de estacas e 100 mil mudas para implantação de 100 novos jardins clonais.


Cafeicultura
Com um total de 10,23 milhões de sacas beneficiadas de café, o Espírito Santo obteve em 2009 a mesma produção de 2008, mesmo num período de safra baixa, em que a média nacional apontou diminuição de 15 a 20% da produção.


Para 2010, a expectativa é de que o Espírito Santo tenha a maior safra da história, podendo chegar a 12 milhões de sacas (60 Kg cada).


Esse resultado mostra os reflexos dos programas de investimento do Governo do Estado no setor cafeeiro, como o Programa de Qualidade do Conilon, que incentiva a melhoria da produção. Outra evidência é o avanço tecnológico dos cafeicultores, que têm renovado as lavouras com as novas bases tecnológicas.


A principal atividade econômica do Estado, a cafeicultura emprega, em média, 33% da população ativa e está presente em todos os municípios capixabas, com exceção da Capital. O setor cafeeiro envolve mais de 130 mil famílias e gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos. A atividade é conduzida prioritariamente por produtores de base familiar, com tamanho de lavouras que giram em torno de 9,4 hectares e corresponde a 43% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e Pesqueira.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.