A Equal Exchange, sediada em Edinburgo e pioneira em Fairtrade e alimentos orgânicos, será a primeira distribuidora licenciada do café especial da Etiópia no Reino Unido. O acordo tem como objetivo beneficiar os produtores mais pobres do mundo. As marcas recém criadas dos cafés especiais da Etiópia, que geraram controvérsia nos Estados Unidos e foram originalmente contestadas pela Starbucks, serão comercializadas no Reino Unido, a partir de setembro, apenas por distribuidores licenciados.
Embora a iniciativa provavelmente não aumente as vendas da Equal significativamente, o diretor administrativo Andy Good disse que está orgulhoso por participar do esquema. “Utilizar regras de comércio internacionais representa um grande avanço para um país em desenvolvimento, tais regras geralmente beneficiam produtores de pequena escala.”
“Os acordos permitem à indústria cafeeira da Etiópia controlar seus produtos valiosos através do sistema de propriedade intelectual. Isto representa um importante precedente nas maneiras de se olhar para a comercialização.”