Equador realiza terceira edição de concurso de qualidade de café

16/10/2009 / Foi inaugurado no Equador o concurso “Xícara Dourada”, nas instalações da Universidade Técnica Particular de Loja. O evento demonstra a competitividade e a qualidade do café, além de promover os grãos especiais do Equador. Em coordenação com a Universidade, a Associação Nacional dos Exportadores de Café do Equador e a Corporação de Promoção de Exportações e Investimentos, o evento chega a sua terceira edição, com a finalidade de promover a aplicabilidade das excelentes práticas agrícolas e o reconhecimento econômico para os cafeicultores equatorianos.

Além disso, o concurso ressalta a qualidade distintiva dos cafés do país, envolvendo especialistas, compradores e consumidores locais, nacionais e internacionais. “Esperamos nos próximos anos seguir crescendo e que o Equador se traduza como um produtor e exportador de alta qualidade”, disse Jorge Salcedo, diretor do comitê organizador do evento. Logo no início das atividades, 34 inscrições foram efetuadas, vindas das províncias de Manabí, Galápagos e Loja.

Após se efetuar a seleção dos cafés para a rodada final de qualificação, os juízes locais efetuarão uma triagem. De 19 a 23 de outubro será escolhido o café ganhador analisado por um júri internacional e de 21 a 23 de outubro serão realizadas conferências e exposições sobre temas relacionados ao café, como prova, boas práticas agrícolas, beneficiamento de café, prevenção de fungos e da ocratoxina, apresentação de projetos, benefícios do café para a saúde, entre outros. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.