Equador e Peru concedem denominação origem ao Café da Colômbia

Bogotá (Reuters) – O Equador e Peru concederam a inscrição da denominação de origem para o café da Colômbia, uma medida que protegerá o grão colombiano considerado o mais suave do mundo, nestes dois mercados, informou na quinta-feira a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.

O selo de garantia de denominação de origem, garante que o grão tem as qualidades especiais de aroma, sabor, consistência e qualidade que lhe concedem as condições climáticas das regiões geográficas dos produtores colombianos, especificou a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.


Também, concede às autoridades de cada país, ao concederam o selo, às armas legais para acionar aos comerciantes que vendem a bebida de café colombiano, quando estes não foram produzidos com grãos colombianos, explicou o representante da Federação Colombiana.


Aplicações semelhantes estão sendo estudadas pelas autoridades da Bolívia e da Venezuela, como também dos países da União européia, assegurou a nota oficial da Federação dos Cafeicultores da Colômbia.

A Colômbia é o terceiro maior produtor mundial de café, depois do Brasil e do Vietnã, e seu grão é considerado o mais suave do mundo, uma fama que muitas nações levam vantagem para vender o grão como se fosse colombiano, sem que ele tenha sido colhido neste país.


“O café colombiano é protegido no Peru e Equador e o estudo das aplicações continua na Bolívia e Venezuela, e nos países da União” européia, ressaltou a nota oficial.


O representante da Federação dos Cafeicultores da Colômbia disse a Reuters que o Peru tinha autorizado a denominação de origem em fevereiro passado.


A denominação de origem, recebido em março de 2005 e o primeiro na história do país, olhares para dar característica de identidade ao café da Colômbia, igual ao champanha francês e a tequila mexicana, lhe dando um valor agregado maior e procurando expandir o mercado da bebida.


Honduras, segundo produtor de café da América Central, lançou em dezembro de 2005 uma variedade da bebida com denominação de origem o “Marcala”, procurando aumentar a sua participação no mercado de cafés especiais,

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.