Epamig: planejamento e gerenciamento da cafeicultura

12 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Novas Técnicas Tecnologias
Por: Jornal de Uberaba

A nova edição da revista Informe Agropecuário da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig (Planejamento e gerenciamento da cafeicultura), reúne informações técnicas que serão de grande valia para produtores e técnicos que atuam na cultura do cafeeiro, garante o pesquisador Paulo Gontijo (Epamig). “O lucro do cafeicultor, hoje, tem sido menor devido aos preços e ao aumento da concorrência, da volatilidade desses preços e da concentração vigente no mercado. É preciso baixar os custos e ter uma gestão estruturada em tecnologia. As propriedades cafeeiras bem-sucedidas passaram a ser aquelas que procuram elevar seu nível de competitividade, por meio do aprimoramento da qualidade de seu produto e dos serviços, reduzindo custos e dando mais atenção às necessidades dos clientes, em mercados cada vez mais exigentes”, explica o pesquisador.

Segundo Paulo Gontijo, a cafeicultura, para continuar existindo, terá que ser cada vez mais eficiente e eficaz. Seus dirigentes devem administrar bem a propriedade, utilizando adequadamente os recursos internos (terra, animais, plantas, máquinas e insumos) para que os produtos sejam desejados pelos consumidores. Os produtores devem se preocupar com o que acontece tanto antes quanto depois da porteira, disse ele.

Essa nova publicação da Epamig contribuirá para a reestruturação das propriedades cafeeiras, “pois elas precisam ser repensadas e adaptadas às constantes mudanças do ambiente moderno”, justifica Paulo Gontijo, pesquisador do Programa Cafeicultura, da Epamig. O grande desafio, de acordo com o pesquisador, está na capacidade da equipe que administra a cultura do cafeeiro em ajustar a propriedade a esses novos sistemas administrativos, criados para enfrentar os novos tempos.

Com foco nesses objetivos, esta edição do Informe Agropecuário traz temas como: Gerenciamento como forma de garantir a competitividade da cafeicultura; Normas e padrões para a comercialização de sementes e mudas de cafeeiro em Minas Gerais; Cultivares de café e suas principais características agronômicas e tecnológicas; Identificação das principais doenças do cafeeiro e uso correto de produtos fitossanitários; Manejo de mato em cafeeiro: métodos e coeficientes técnicos utilizados; Colheita e pós-colheita do café: recomendações e coeficientes técnicos; Informações úteis no planejamento e no gerenciamento da atividade cafeeira, dentre outros.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.