29/04/2009 – A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) realiza, nesta quinta-feira (30), na Fazenda Experimental de São Sebastião do Paraíso (Fesp), o 6º Encontro Tecnológico do Café. Cafeicultores, estudantes, consultores, cooperativas conhecerão em 10 estações no campo as tecnologias que visam atender a produção cafeeira e minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas na cadeia produtiva. “Aquecimento global e as pragas do cafeeiro”, “Efeitos das alterações climáticas sobre as principais doenças do cafeeiro”, “Novas Cultivares de café da Epamig” e “Fisiologia do cafeeiro sobre altas temperaturas” serão os temas apresentados por pesquisadores da Epamig e da Universidade Federal de Lavras (Ufla) durante o evento.
O chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Sul de Minas, Gladyston Carvalho, apresentará aos participantes a cultivar Travessia, lançada pela empresa no ano passado, já testada em algumas propriedades cafeeiras do Sul de Minas. “A Travessia é uma cultivar de porte baixo, altamente vigorosa, adaptada para as condições de produção do café do Sul do Estado. A Epamig vem desenvolvendo cafés geneticamente modificados, que resistem a temperaturas mais altas, e também resistentes às novas pragas e doenças.
Vários municípios mineiros dependem da cafeicultura e, portanto, nossa empresa produz tecnologias para garantir a atividade em regiões produtoras e evitar possíveis prejuízos”, afirma o pesquisador. Segundo Gladyston, o aumento da temperatura pode transformar áreas impróprias para a cafeicultura em áreas cultiváveis. “Estados do Sul do país que não tinham condições climáticas favoráveis para a atividade, devido às mudanças, passarão a ser regiões produtoras”, explica. O 6º Encontro Tecnológico do Café terá início às 7h30. As inscrições são gratuitas.
Pragas do cafeeiro x mudanças climáticas
Na Circular Técnica “Mudanças climáticas e as pragas do cafeeiro” (nº 51), os autores, pesquisadores da Epamig, Júlio César, Rogério Antônio Silva e Paulo Rebelles Reis, confirmam que nos últimos anos o clima da Terra vem sofrendo mudanças. Segundo eles, o principal indicador é o aumento da temperatura e a região Sul de Minas também está sendo afetada. Outras alterações são a elevação do nível dos mares, os grandes maremotos e incêndios florestais, também enchentes e secas. No Sul de Minas, por exemplo, as temperaturas máximas têm aumentado durante todo o ano, principalmente nas estações primavera e verão, elevando, consequentemente, as temperaturas médias.
Com base nessa realidade, a Epamig desenvolveu pesquisas sobre as pragas do cafeeiro, por meio de vários experimentos realizados em todas as regiões cafeeiras do Estado, inclusive no Sul de Minas, principal região produtora.