28/05/2009 – Uma reunião realizada ontem, dia 26, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, marcou o início das atividades da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) no município.
Sob a coordenação dos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho e Sara Maria Chalfoun, ambos da Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas, foram iniciados dois projetos apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e CNPq, nas áreas de “Revitalização da cafeicultura familiar” e “Unidades comunitárias de processamento de café para agricultores familiares”. O objetivo é oferecer suporte e orientações técnicas aos produtores nos processos de produção, colheita, pós colheita e comercialização do café, bem como o fornecimento de insumos, maquinário agrícola e equipamentos à associação gerando maior produtividade, rendimentos e qualidade de vida por meio da sustentabilidade.
Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico do que será realizado junto aos produtores, quando se ressaltou a importância do associativismo para pequenos agricultores como forma de obtenção de representatividade e força comercial em mercados exigentes, através da diferenciação de seu produto.
Estiveram presentes 17 membros da associação, os coordenadores dos projetos, a administradora e bolsista, Juciara Nunes de Alcântara, o mestrando Marcelo Frota Pinto o estudante de agronomia da Vinícius Teixeira Andrade, da Ufla; o pesquisador do IAC Sérgio Parreiras Pereira, além dos agrônomos Patrick Avelar Lages, do grupo Força Café, e o coordenador e presidente da associação, Magno Reis.
ASCOM EPAMIG/ URESM
(32) 3372-1575
(32) 88397978